domingo, 29 de março de 2009

O AMOR DE DEUS POR NÓS É ETERNO-V

V-O ESPÍRITO SANTO E O AMOR DE DEUS

Como ternura maternal de Deus, o Espírito Santo é o consolador que nos dá ânimo e consagra para a missão de anunciar a Boa Nova da Salvação em Cristo Ressuscitado.

É o vínculo maternal que nos liga de modo orgânico a Cristo, fazendo de nós membros do corpo cuja cabeça é Cristo (1 Cor 10, 17; 12, 27).

É pelo Espírito Santo que nascemos de novo para a Família Divina (Jo 3, 3-6). Ele é a semente da vida divina em nós (1 Jo 3, 9). É o grande dom do Pai do Céu (Lc 11, 13),

Ele é o Consolador que nos inspira nos momentos de grande aflição, como diz Jesus no evangelho de São Mateus (Mt 10, 20).

É Ele que nos capacita e dá força para testemunharmos Cristo ressuscitado (Act 4, 31). Como Espírito da Verdade, ele ajuda-nos a compreender o sentido da Palavra de Deus, conduzindo-nos para a verdade plena:

“Quando ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a verdade plena” (Jo, 16, 13). A Carta aos Efésios diz-nos que é o Espírito Santo quem nos faz compreender o plano salvador de Deus (Ef 3, 3-5).

Faz cair dos olhos da nossa mente as sombras que nos impedem de ver com clareza a verdade de Deus e do Homem.

Estas sombras são para a mente o que as cataratas são para os olhos, obstáculos que nos impedem de ver o essencial.

O Livro dos Actos dos Apóstolos diz que o Espírito Santo fez cair dos olhos de São Paulo umas escamas que o impediam de ver a ver de Jesus ressuscitado (Act 9,18).

É no Espírito Santo que o Filho de Deus se comunica connosco e nos revela o seu jeito especial de ser nosso irmão:

Irmão generoso e solidário, companheiro fiel sempre disposto a partilhar connosco. Nas dificuldades, nunca hesita em ser para nós apoio e ajuda solícita.

É um irmão leal e verdadeiro. Irmão sempre disposto a partilhar connosco o melhor de si.
Nunca faz alarde da ajuda que nos presta e das coisas boas que partilha connosco.

A comunhão familiar na qual fomos integrados por Cristo ressuscitado é dinamizada pelo Espírito Santo, o sangue de Deus a circular no coração de cada um de nós.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: