terça-feira, 17 de março de 2009

DEUS E O MISTÉRIO DO CORAÇÃO HUMANO-IV

IV-AS COISAS QUE SÓ O CORAÇÃO ENTENDE

São Paulo pede a Deus que ilumine os olhos dos corações dos membros da comunidade de Éfeso, a fim de compreenderem o plano salvador de Deus (Ef 1, 18).

Podemos dizer que o coração ocupa um lugar central na antropologia bíblica. O valor de uma pessoa, portanto, não se mede pelo seu peso nem pelos centímetros que tem de altura.

Também não se mede pelas riquezas que possui nem mesmo por aquilo que ela sabe. A pessoa vale pelo que é.

Ora, o ser da pessoa mede-se, não pelo que ela diz, mas sim pelo que faz e o que faz tem a sua origem no coração.

Como sabemos, as notas musicais são sete. Mas um bom compositor, com apenas estas sete notas é capaz de fazer composições musicais que nos encantam e fazem vibrar.

Do mesmo modo, o Espírito Santo, com as nossas capacidades e qualidades é capaz de compor sinfonias de amor capazes de fazer maravilhas.

Assim acontecerá connosco se deixarmos que o Espírito Santo trabalhe as capacidades de amar que habitam o nosso coração.

Mas devemos ter presente que o Espírito Santo, apesar de estar em nós de modo dinâmico e permanente nunca nos substitui.

Isto quer dizer que temos de colaborar com ele. O modo de colaborar com o Espírito Santo é criar uma atitude de atenção e disponibilidade.

Nas bem-aventuranças, Jesus declara que os puros de coração verão a Deus (Mt 5, 8). Isto quer dizer que o essencial das pessoas vê-se com o coração, não com os olhos.

Puros de coração são as pessoas leais e verdadeiras. São os homens e mulheres que não dão lugar a planos perversos cujo objectivo é fazer mal ao seu próximo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: