quinta-feira, 26 de março de 2009

A FÉ COMO JEITO DE VIVER E COMUNICAR-II

II-EFEITOS LIBERTADORES DO EXERCÍCIO DA FÉ

A veracidade da fé experimenta-se na interacção entre o cristão e Deus mediante a acção do Espírito Santo.

A nossa interioridade pessoal é um manancial de energias espirituais, as quais formam uma identidade pessoal.

Quando acontece a interacção entre a nossa interioridade pessoal e o Espírito Santo, acontecem maravilhas em nosso favor e em favor daqueles que se cruzam connosco.

Na verdade, as nossas energias espirituais são dinamizadas e optimizadas pela acção do Espírito Santo e a luz da Palavra de Deus.

Isto quer dizer que o ponto de encontro entre nós e Deus é o nosso coração. Por outro lado, este encontro acontece como interacção entre nós e o Espírito Santo, exercendo em nós um efeito libertador.

É este o dinamismo no qual acontece o milagre. Com efeito, não há milagre sem fé nem acontece sem interacção entre o ser humano e Deus.

Jesus declarou que os ritos e cultos não têm qualquer valor salvífico. O culto que liberta não é feito de ritos vazios sem valor mas aquele que acontece como interacção com o Espírito da Verdade:

“Deus é espírito e os que o adoram devem adorá-lo em Espírito e Verdade” (Jo.4,24). A nossa fé garante-nos que Deus é a origem e a cúpula das forças espirituais do Universo.

Se pelos ensinamentos da fé acredito que Deus está em mim e por mim, então vou confiar e agir em conformidade com estas verdades. É isto o exercício da fé!

Deus é amor omnipotente. O amor é uma dinâmica de bem-querer que tem como origem as pessoas e como meta a comunhão.

Se Deus está em mim, então o amor omnipotente está em mim.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: