terça-feira, 10 de março de 2009

ESPÍRITO SANTO E O PODER MESSIÂNICO-I

I-O MESSIAS E O ESPÍRITO SANTO NOS PROFETAS

O profeta Isaías compara o Espírito Santo a uma água refrescante que vai irrigar uma terra árida, isto é, o coração do homem que afastado de Deus:

“Derramarei água cristalina na terra árida e regatos de água fresca no solo árido.
Derramarei o meu Espírito sobre os vossos filhos e as minhas bênçãos sobre os vossos descendentes” (Is 44, 3).

O Redentor vai vir para todos os que se voltam para Deus, tornando-se fiéis à Aliança. Nesses dias, a Palavra de Deus não se afastará da boca dos crentes e o Espírito Santo habitará no seu coração:

“O Redentor virá para Sião, para os filhos de Jacob que se tenham arrependido do seu pecado, oráculo do Senhor.

Então eu renovarei a minha Aliança com eles, diz o Senhor. O meu Espírito estará em ti e porei as minhas palavras na tua boca, fazendo que elas não se afastem nem da tua boca nem da boca dos teus filhos.

Isto acontecerá naqueles dias e para sempre, diz o Senhor” (Is 59, 20-21). Nos tempos messiânicos, diz o profeta Joel, o Espírito Santo será uma presença recriadora de Deus a actuar no coração do povo:

“Derramarei o meu Espírito sobre todo o povo. Os vossos filhos e filhas profetizarão. Os vossos anciãos terão sonhos e os vossos jovens terão visões.

Naqueles dias derramarei o meu Espírito em todos os meus servos, nos homens como nas mulheres” (Jl 2, 28-29).

O Livro dos Actos dos Apóstolos reconhece que o Pentecostes é a realização desta profecia de Joel:

“De pé, com os onze, Pedro ergueu a voz e dirigiu-lhes então estas palavras: “Homens da Judeia e todos vós que residis em Jerusalém, ficai sabendo isto e prestais atenção às minhas palavras.

Não, estes homens não estão embriagados como imaginais, pois apenas vamos na terceira hora do dia.

Mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel: “Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei o meu Espírito sobre toda a criatura.

Os vossos filhos e as vossas filhas hão-de profetizar. Os vossos jovens terão sonhos e visões, e os vossos anciãos terão sonhos” (Act 2, 14-17).



Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: