segunda-feira, 2 de março de 2009

CRISTO COMO FILHO ETERNO DE DEUS-III


III-O FILHO CONDUZ-NOS À FAMÍLIA DE DEUS

Nós somos incorporados na família de Deus, não como seres isolados, mas na medida em que formamos uma união com Cristo.

Estamos em dinâmica de salvação na medida em que estamos unidos a Jesus Cristo. O evangelho de São João diz que esta união é de tipo orgânico, semelhante à união que existe entre os ramos da videira e a cepa da qual lhes vem a seiva vivificante (Jo 15, 1-8).

A seiva que alimente esta união vital é o Espírito Santo. É por isso que São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

São João começa o seu evangelho afirmando que Cristo é a Palavra. O Filho de Deus é o grito criador e salvador de Deus em favor da Humanidade.

A bíblia diz que a Palavra de Deus é eficaz, ou seja, realiza sempre o que significa. Por isso Jesus Cristo vem como o grito amoroso do Pai que diz aos seres humanos: sois meus filhos.

Eis a razão pela qual o Verbo Encarnou e habitou entre nós. E deu-nos o poder de nos tornarmos filhos de Deus (Jo 1,12-14).

Depois de ter realizado esta missão, o Filho volta para Deus afirmando que, agora, já somos membros da família divina.

Depois de ter realizado a missão que Deus lhe confiou, o Filho vai par junto do Pai, a fim de nos introduzir na Família Divina:

“Eu Saí do Pai e vim para o mundo. Agora deixo o mundo e vou para o Pai” (Jo 16, 28). E acrescenta:

“Nesse dia compreendereis que eu estou no Pai, vós em mim e eu em vós” (Jo 14, 20).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: