terça-feira, 10 de março de 2009

ESPÍRITO SANTO E O PODER MESSIÂNICO-V

V-A DINÂMICA DO ESPÍRITO SANTO APÓS A PÁSCOA

A Comunicação do Espírito Santo começa logo no Domingo de Páscoa com a primeira aparição de Jesus:

“Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. E Jesus disse-lhes: “A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”.

Em seguida soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados.

Àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos” (Jo 20, 20-23). Jesus preveniu os discípulos que o dom do Espírito Santo não é para o mundo, pois este não o conhece:

“Eu pedirei ao pai que vos enviará outro Paráclito, a fim de estar sempre convosco, o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, pois não o vê nem conhece.

Vós conhecei-lo, pois permanece junto de vós, e habita em vós” (Jo 14, 16-17). O Espírito Santo tem a tarefa de conduzir à plenitude a missão de Jesus Cristo.

Em primeiro lugar vai revelar aos discípulos o projecto salvador de Deus, completando os ensinamentos de Jesus.

Deste modo, os discípulos chegarão à posse da verdade plena: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo e há-de recordar-vos tudo o que vos disse” (Jo 14, 26).

Graças ao dom do Espírito somos incorporados na família de Deus. Já podemos chamar “Abba”, papá a Deus Pai e irmão a Jesus Cristo, pois somos co-herdeiro com ele (cf. Rm 8, 14-17).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: