terça-feira, 10 de março de 2009

ESPÍRITO SANTO E O PODER MESSIÂNICO-II

II-OESPÍRITO SANTO E A NOVA ALIANÇA

O profeta Jeremias vê os tempos messiânicos como os dias em que Deus faz uma Nova Aliança.
Esta Aliança será escrita, não em tábuas de pedra, como foi a aliança de Moisés, mas pelo dom do Espírito que transformará os corações das pessoas:

“Dias virão em que firmarei uma Nova Aliança com a casa de Israel e a casa de Judá, oráculo do Senhor.

Não será como a aliança que estabeleci com seus pais, quando os tomei pela mão para os fazer sair da terra do Egipto, aliança que eles não cumpriram, embora eu fosse o seu Deus, oráculo do Senhor.

Esta será a aliança que estabelecerei naqueles dias com a casa de Israel, oráculo do Senhor:
Imprimirei a minha lei no seu íntimo e gravá-la-ei no seu coração.

Serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Ninguém mais dirá ao seu irmão: “Vem que eu vou ensinar-te o conhecimento do Senhor”.

Nesses dias, diz o Senhor, todos me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno. A todos perdoarei as suas faltas e não mais lembrarei os meus pecados, oráculo do Senhor” (Jer 31, 31-34).

Também o profeta Ezequiel exilado com o povo na Babilónia sonha com os tempos novos que vão chegar.

Deus vai realizar um Nova Aliança, escrita não em tábuas de pedra como aconteceu com a primeira, mas escrita no coração das pessoas pelo Espírito Santo, o qual passará a habitar no coração das pessoas:

“Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um Espírito Novo: arrancarei do vosso peito o coração de pedra (tábuas de pedra) e vos darei um coração de carne.

Dentro de vós porei o meu Espírito, fazendo com que sigais as minhas leis e pratiqueis os meus preceitos” (Ez 36, 26-27).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: