segunda-feira, 23 de março de 2009

A ARTE DE MOLDAR O HOMEM NOVO-I

I-O HOMEM NOVO GERA PAZ

Nos seus ensinamentos, Jesus comunicou os critérios e os valores essenciais para nós moldarmos o Homem Novo segundo o coração de Deus.

Eis alguns critérios e valores essenciais para edificarmos o Homem Novo configurado com Cristo:
Aprender a viver e a tirar partido de coisas de que não gostamos e que não podemos mudar.

É muito importante a pessoa saber aceitar-se, apesar das suas limitações. O Homem Novo é um ser em Construção e não um super-homem.

É importante que a pessoa saiba alimentar pensamentos construtivos e partilhar com os outros uma visão positiva da vida.

O Homem Novo é um facilitador a humanização dos irmãos. O Homem Novo emerge num clima de relações honestas consigo e com os outros.

É importante habituar-se a enfrentar as dificuldades com confiança. Numa vida de sucesso há sempre fracassos e dificuldades pelo meio.

O Homem Novo procura realizar-se com os talentos que tem e não anda sempre a comparar-se com os outros.

A pessoa só pode realizar-se com os seus próprios talentos. A pessoa que pretende realizar-se com os talentos do outro será uma pessoa fracassada.

Na verdade, o leque dos talentos varia de pessoa para pessoa, pois cada pessoa é única, original e irrepetível.

Não nos devemos deixar esmagar com situações cuja solução não está nas nossas mãos. Não será feliz quem não aprende a partilhar com os outros o seu tempo, os seus bens e o seu saber.

É importante cultivar o sentido de humor, impedindo que os pensamentos negativos nos dominem.

Não nos devemos esquecer de cuidar de nós. Quem não gosta de si não conseguirá gostar dos outros.

Ajudemos os outros sempre que se nos ofereçam ocasiões para o fazer. Procuremos manter-nos o mais possível calmos, evitando situações de stress.

Procuremos ser moderados na comida e na bebida. Nas relações com os outros procuremos adoptar sempre uma atitude discreta e humilde.

A humildade é a capacidade de se aceitar como tal como é, e saber situar-se de modo adequado e verdadeiro em sociedade.

O Homem Novo é uma Pessoa que sabe escutar as mensagens que os outros nos querem transmitir, a fim de os poder entender.

O Homem Novo procura estar sempre actualizados nos assuntos que fazem parte do seu trabalho ou missão.

Após um fracasso, o Homem Novo sabe sempre partir para outra. As mudanças trazem com frequência novas possibilidades de crescimento e realização pessoal.

A pessoa humana será tanto mais Homem Novo quanto mais viver a vida com paixão. Isto quer dizer que a mediocridade não faz emergir o Homem Novo.

O Homem Novo sabe respeitar os outros como gosta de ser respeitado por eles.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: