quinta-feira, 12 de março de 2009

JESUS CRISTO E A PLENITUDE DOS TEMPOS-IV

IV-FORMAMOS O CORPO DE CRISTO

A comunidade cristã é o sacramento desta unidade, poisos seus membros formam o Corpo de Cristo:

“Comemos de um só pão para formarmos um só corpo” (1 Cor 10, 17). E ainda: “Vós sois membros do Corpo de Cristo. E cada um de vós é uma parte deste corpo” (1 Cor 12, 27).

Sabemos como o corpo é mediação de encontro e comunicação. A comunidade, como Corpo de Cristo, é mediação de encontro e comunicação do mundo com Cristo ressuscitado.

Nesta mesma linha se situa o seguinte texto da Carta aos Efésios: “Portanto, cada um deite fora a hipocrisia e fale a verdade ao seu irmão, pois somos membros de um só corpo” (Ef 4, 25).

Graças ao facto de formarmos um só Corpo com Cristo, fomos libertos da distorção operada por Adão, diz a Carta aos Romanos:

“De facto, se pela falta de um só e por meio de um só reinou a morte, como muito mais razão, por meio de um só, Jesus Cristo, hão-de reinar na vida aqueles que recebem em abundância a graça e o dom da justiça (…).

De facto, tal como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim também pela obediência de um só todos se tornam justos” (Rm 5, 17-19).

Graças ao facto de participarmos da fidelidade de Jesus Cristo, Deus concede-nos o dom do perdão universal, não levando mais em conta os nossos pecados diz São Paulo (2 Cor 5, 17-19).

O mesmo aconteceu no cativeiro de Babilónia: Graças à união orgânica que existe entre o justo e o povo, todo o povo vai ser liberto em conjunto com os justos.

Na verdade, Deus toma sempre partido pelos justos. Ao libertá-los, liberta todos aqueles que estão unidos a eles.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: