quinta-feira, 12 de março de 2009

JESUS CRISTO E A PLENITUDE DOS TEMPOS-III


III-UNIDOS A CRISTO ESTAMOS SALVOS

Adão, criado como cabeça da Humanidade, desorientou-a. Jesus Cristo veio como o Novo Adão que veio restaurar os danos causados pelo primeiro Adão.

Ele é o princípio, o centro e o fim da Criação (Col 1, 15-20). Com o acontecimento de Cristo, a História Humana atingiu a fase da plenitude, isto é, a Humanidade entra na fase dos acabamentos.

Em Cristo Jesus todos formamos uma só união orgânica e, portanto, todos temos a mesma dignidade como diz São Paulo:

“Já não há diferença entre judeu ou grego, escravo ou livre. Já não há diferença entre homem ou mulher, pois todos formamos um em Jesus Cristo” (Gal 3, 28).

Jesus Cristo é a condição fundamental da nossa união orgânica à divindade: “Nesse dia compreendereis que eu estou no Pai, vós em mim e eu em vós” (Jo 14, 20).

Na sua oração após a ceia pascal, Jesus proclama esta verdade quando fala com Deus Pai:
“Eu neles, tu em mim, Pai, a fim de eles serem perfeitos na unidade.

Deste modo o mundo conhecerá que me enviaste e os amaste a eles, tal como me amaste a mim” (Jo 17, 23).

Graças a esta união orgânica de Cristo connosco, fomos incorporados na Família de Deus, a fim de nos tornarmos filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação ao Filho de Deus.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo conduz-nos ao Pai que nos acolhe como filhos e ao Filho que nos acolhe como irmãos:

“Todos os que se deixam guiar pelo Espírito Santo são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para andardes no temor.

Pelo contrário, recebestes um Espírito de adopção graças ao qual chamais “Abba”, ó Pai (…).
Ora, se somos filhos somos também herdeiros. Somos herdeiros de Deus Pai e co-herdeiros com Cristo (Rm 8, 14-17).

E mais à frente, São Paulo acrescenta: “Àqueles que Deus conheceu antecipadamente, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que este é o primogénito de muitos irmãos” (Rm 8, 29).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: