sábado, 21 de março de 2009

O CONHECIMENTO DE DEUS COMO DOM-I

I-CONHECIMENTO DE DEUS E COMUNHÃO AMOROSA

Na visão bíblica, o Homem foi criado para conhecer e amar a Deus. Ao mesmo tempo, a bíblia associa o conhecimento de Deus ao amor de Deus e dos irmãos.

Isto quer dizer que o conhecimento de Deus não é uma questão teórica. Por estar associado ao amor, o conhecimento de Deus realiza-se como mistério de salvação a acontecer no coração da pessoa humana.

Eis as palavras de Jesus no evangelho de São João: “Esta é a vida eterna: Que te conheçam, Pai, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem tu enviaste” (Jo 17, 3).

Podemos dizer que o conhecimento de Deus é uma revelação que é concedida ao ser humano pelo Espírito Santo que habita no seu íntimo.

Podemos dizer que o conhecimento de Deus acontece mediante através de uma união orgânica e interactiva com o mesmo Deus.

O Espírito Santo é o coração que fortalece e dinamiza esta dinâmica do conhecimento de Deus.

A Primeira Carta de São João diz que o único modo de chegar ao conhecimento de Deus é o amor e a comunhão com Deus.

Eis as palavras e São João: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus.
Todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus.

Aquele que não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.” (1 Jo 4, 7-8). Além disso, o amor de Deus não é uma realidade separada do amor aos irmãos.

O amor aos irmãos é o caminho seguro para chegarmos ao conhecimento de Deus: “A Deus nunca ninguém o viu. Mas se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós” (1 Jo 4, 12).

E logo a seguir acrescenta: “Se alguém disser: “Eu amo a Deus”, mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso, pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê.

Em comunhão Com Deus
Calmeiro Matias







Sem comentários: