sábado, 7 de março de 2009

DEUS RECRIOU TODAS AS COISAS EM CRISTO-V

V-CRISTO COMO CÚPULA DA CRIAÇÃO

Ao iniciar o seu projecto criador, Deus já tinha presente a plenitude da salvação em Cristo. É neste sentido que a Carta aos Colossenses diz que “tudo foi criado nele e para ele “ (Col 1, 16b).

Logo no início da criação, Deus inspira-se na plenitude do plano que projectou: Jesus Cristo ressuscitado (1 Cor 8, 6; Rm 11, 36).

À luz do Novo Testamento Criação é cristocêntrica. Cristo é o princípio, o centro e a cúpula do projecto criador de Deus.

Adquire o seu sentido pleno em Jesus Cristo ressuscitado. No momento em que foi criado, Adão foi constituído cabeça de toda a Criação.

Devido ao seu mau procedimento, Adão introduziu a Criação no caminho do fracasso. Jesus Cristo veio como Novo Adão, o recriador e restaurador da Criação distorcida pelo primeiro Adão (Rm 5, 15-17).

Jesus Cristo reconduz a Criação à sua condição primeira. Todas as coisas são puras, diz São Paulo: “Tudo o que Deus criou é bom.

Não devemos rejeitar qualquer alimento por razões de pureza ou impureza” (1 Tim 4m 2-5).

Recriado em Cristo, o Homem voltou a ter condições para ser a cabeça da Criação. Iluminados pela Palavra de Deus, os cristãos são possuidores de uma sabedoria que os capacita para olhar as coisas e os acontecimentos com os próprios critérios de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: