domingo, 15 de março de 2009

JESUS CRISTO E O MISTÉRIO DO REINO DE DEUS-II

II-O REINO COMO REALIDADE A ACONTECER

O Reino de Deus é um projecto que está em marcha na História, mas a sua plenitude transcende a mesma História.

É esta a razão pela qual, no Pai-Nosso, Jesus ensinou os discípulos a pedirem ao Pai para que o Reino venha (Mt 6, 10; Lc 11, 2).

São Lucas diz que Jesus mandou os discípulos a anunciar a proximidade do Reino de Deus (Lc 9, 2).

Os que forem perseguidos por causa da justiça e da sua fidelidade ao Evangelho devem considerar-se felizes, pois o Reino de Deus é para eles (Mt 5, 10).

À medida que o Espírito Santo nos ajuda a saborear o Reino de Deus, este torna-se para nós a coisa mais importante.

Por esta razão que Jesus dizia aos discípulos para procurarem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6, 33).

Os evangelhos dizem que os milagres de Jesus eram sinais para as pessoas compreenderem que o Reino de Deus estava a emergir no meio delas.

Foi também esta a interpretação que Jesus fez dos milagres que realizava e da sua acção libertadora em favor das pessoas:

“Se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demónios, dizia ele, então o Reino de Deus já chegou até vós” (Mt 12, 28; Lc 12, 31).

Só o Homem Novo, isto é, as pessoas renascidas pelo Espírito Santo podem participar no Reino de Deus disse Jesus a Nicodemos:

“Quem não nasce do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3, 5-6).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: