terça-feira, 10 de março de 2009

ESPÍRITO SANTO E O PODER MESSIÂNICO-IV

IV-JESUS E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO

Jesus nunca pôs em causa o facto da sua missão messiânica. Interrogou-se muito seriamente, isso sim, sobre a melhor maneira de a realizar.

Ele tinha consciência de ter sido consagrado pelo Espírito Santo, a fim de reconciliar as pessoas com Deus e nos introduzir na Família divina.

O Evangelho de São Lucas descreve a consciência messiânica de Jesus com as seguintes palavras:

“Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de Sábado na sinagoga e levantou-se para ler.

Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres.
Enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e conceder a recuperação da vista aos cegos.

Enviou-ma para mandar em liberdade os oprimidos e proclamar um ano favorável da parte do Senhor.

Depois enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos postos nele.

Começou, então, a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje a passagem da Escritura que acabais de ouvir” (Lc 4, 18-21).

Ao falar de Jesus, João Baptista diz que ele é o Messias que vai difundir o Espírito Santo sobre os seres humanos:

“Eu baptizo-vos com água para o arrependimento. Mas depois de mim virá alguém que é mais poderoso que eu, cujas sandálias eu não sou digno de transportar.

Ele vos baptizará no Espírito Santo e no fogo” (Mt 3, 11). O próprio Jesus anuncia que, após a sua ressurreição, ele vai comunicar a plenitude do Espírito:

“Eu vou partir para vos enviar aquele que o meu Pai prometeu. Permanecei na cidade até ao momento em que sereis revestidos com o poder do Alto” (Lc 24, 49).

No quarto evangelho, João Baptista declara que Deus lhe dera como sinal para o conhecer a descida do Espírito Santo:

“Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a baptizar com água disse-me: “O homem sobre o qual vires o Espírito descer e permanecer é ele que baptizará no Espírito Santo” (Jo 1, 33).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: