terça-feira, 17 de março de 2009

DEUS E O MISTÉRIO DO CORAÇÃO HUMANO-I

I-O DINAMISMO DO CORAÇÃO HUMANO

Deus é realmente o Emanuel, isto é, o Deus sempre connosco, como disse o profeta Isaías. O coração, segundo a bíblia, é o núcleo mais nobre da nossa interioridade espiritual.

O nosso coração é o ponto de encontro com o Espírito Santo. Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo conduz-nos ao Pai que nos acolhe como filhos e ao Filho de Deus que nos acolhe como irmãos (Rm 8, 14-16).

Ele é o amor de Deus derramado nos nossos corações, diz São Paulo (Rm 5, 5). Ainda antes de nós decidirmos fazer o bem já o Espírito Santo no-lo está a inspirar.

No entanto, nunca nos substitui. Por outras palavras, o Espírito Santo está connosco, mas não está nunca em nosso lugar.

O nosso coração é uma realidade dinâmica e por isso se vai moldado de modo de modo gradual e progressivo.

Tal como Jesus ensinou, as pessoas tornam-se boas, fazendo o bem. Do mesmo modo, as pessoas que no seu coração se decidem pelo mal, se tornam más.

Isto quer dizer que o ser humano se faz, fazendo. Na verdade, nós não somos iguais ao que dizemos, mas sim ao que fazemos.

Como ainda não somos pessoas acabadas, somos seres muito vulneráveis e inseguros. O nosso coração ainda não está plenamente configurado.

De facto, ainda somos seres habitados por uma grande ambiguidade. Tão depressa optamos pelo bem como nos sentimos tentados a fazer o mal.

Isto quer dizer que ainda não somos seres plenamente livres. A liberdade é a capacidade de a pessoa se relacionar com os outros em dinâmica de amor e de interagir criativamente com as coisas e os acontecimentos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: