A fidelidade a Deus leva consigo uma dinâmica que nos capacita para responder às interpelações do Amor.
A oração é um dos principais suportes da sua vida cristã. É um espaço privilegiado, para o cristão fazer a experiência de comunhão com Deus mediante a acção do Espírito Santo.
É sempre no Espírito Santo que fazemos o encontro com a primeira pessoa da Trindade como filhos e, com a Segunda, como irmãos.
A prova de que somos filhos em relação à primeira pessoa da Trindade e irmãos em relação à segunda é que Deus nos dá o Espírito Santo que, no nosso íntimo, clama “Abba”, papá (Ga 4, 6).
Na verdade, nós somos filhos e herdeiros de Deus Pai e co-herdeiros com o Filho de Deus, diz a Carta aos Romanos (Rm 8, 14-16).
Jesus Cristo foi um homem de oração e insistiu na necessidade que temos de orar. Nos momentos mais difíceis como, por exemplo, nas horas que precederam a sua prisão e morte, Jesus encontro força na oração (Mc 14, 36).
E nós, acrescenta Jesus, somos os ramos da videira que não podem dar fruto se vierem a separar-se da cepa que é Jesus Cristo (Jo 15, 4-5).
Podemos dizer que a oração cristã é um diálogo e um encontro com Deus no nosso íntimo.
O ponto de encontro com Deus é o nosso coração e o princípio que anima este encontro de comunhão amorosa é o Espírito Santo.
Uma das maiores dificuldades que por vezes nos pode acontecer na oração é a sensação de estarmos a falar para o vazio.
Mas se formos fieis à oração, pouco a pouco nos iremos apercebendo da força transformadora da Oração.
Com efeito, a oração não é para mudar Deus, mas para nos deixarmos mudar por ele. Não devemos ter medo de nos apresentar diante de Deus assim como somos e deixar Deus ser quem é.
Depois tenhamos confiança, sabendo que a oração é sempre eficaz. A porta será aberta a todo o que bate, diz o evangelho de São Lucas, referindo-se à eficácia da oração (Lc 11,10).
Jesus deu-nos a certeza de que mediante a oração o fardo da vida se torna muito mais leve.
A oração comunitária é um meio privilegiado para aprendermos a orar.
De facto, a oração dos irmãos é mediação para o Espírito Santo nos ajudar a crescer na capacidade de orar.
A oração pessoal é o modo que temos de optimizar o jeito de orar que recebemos na comunidade. É a esta oração que Mateus se refere quando nos manda entrar no nosso quarto e falar ao Pai (Mt 6, 6).
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário