quarta-feira, 5 de março de 2008

JESUS REALIZA AS ANTIGAS PROFECIAS-III

III-AS ALIANÇAS DE ABRAÃO E DAVID

Segundo o livro do Génesis, Abraão é a raiz de uma grande nação através da qual serão abençoadas todas as outras nações da terra (Gn 18, 18).

Noutra passagem diz ainda que todas as famílias da terra serão abençoadas na descendência de Abraão (Gn 12, 3).

O profeta Isaías diz que o Messias será um rebento de Jessé, modo poético para dizer que será filho de David (Is 9, 7).

O anjo da anunciação, segundo o evangelho de São Lucas, diz que Jesus é o filho de David que reinará eternamente sobre o trono de Jacob (Lc 1, 32-33).

O profeta Miqueias, para dizer que o Messias é filho de David, afirma que o Messias nascerá em Belém, pois esta cidade é a terra de David:

“Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre as famílias de Judá, é de ti que vai surgir para mim, aquele que há-de reger Israel” (Miq 5, 1).

Eis a razão pela qual São Mateus e São Lucas dizem nos seus Evangelhos da Infância que Jesus nasceu em Belém (Mt 2,1; Lc 2, 3-7).

São Mateus sublinha que Jesus nasceu em Belém, a fim de se cumprir a profecia Miqueias:
“Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos (…).

Herodes, reunindo os sumo-sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: “Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelos profeta” (Mt 2, 1-5).

O profeta Zacarias, para significar a simplicidade do Messias, diz que ele fará a entrada solene na cidade, não montado num cavalo real, mas montado num jumento.

Com este oráculo, Zacarias queria dizer que o Messias não porá a sua confiança na força e agilidade dos cavalos, mas sim no Espírito de Deus (Zac 9, 9).

Foi esta a razão pela qual os evangelhos vão dizer que Jesus fez a sua entrada triunfal em Jerusalém montado num jumento, a fim de realizar a profecia de Zacarias:

“No dia seguinte, as multidões que tinham chegado para a Festa, ao ouvirem que Jesus vinha a Jerusalém, pegaram em ramos de palmeiras e saíram-lhe ao encontro, clamando: “Hossana, bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel”.

Então, Jesus viu um jumentinho e montou nele, conforme está escrito:
“Não temas, Filha de Sião! Vê o teu rei que chega sentado na cria de uma jumenta”.

Em Comunhão convosco

Calmeiro Matias

Sem comentários: