sexta-feira, 21 de março de 2008

CRISTO RESSUSCITADO E A ÁGUA VIVA-III

III-A ÁGUA VIVA É UM DOM DA FÉ

A Água do poço de Jacob precisa de um balde, isto é, a multidão das normas, leis e preceitos dos judeus.

Para a Água Viva basta apenas a Fé e aceitação da Palavra de Deus que Jesus nos traz.
Além disso, quem bebe da água do poço de Jacob volta a ter sede. A Água Viva mata a sede para sempre, isto é, dá-nos a vida eterna.

Foi isto que Jesus ensinou à Samaritana quando lhe disse: “Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede.

Mas aquele que beber da Água que eu lhe der, nunca mais terá sede, pois esta Água converter-se-à nele em Fonte de água que dá a Vida eterna” (Jo 4, 13-14).

Esta Água disse Jesus, é o Espírito Santo que viria a ser difundido no momento da ressurreição de Cristo.

Eis o que diz o evangelho de São João: “No último dia, o mais solene da festa, Jesus, de pé, bradou:

“Se alguém tem sede venha a mim. Quem crê em mim que sacie a sua sede! Como diz a Escritura, hão-de correr do seu coração rios de Água Viva.

Jesus disse isto referindo-se ao Espírito Santo que iam receber os que acreditassem nele.
Com efeito, o Espírito ainda não tinha vindo, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado” (Jo 7, 37-39).

Os que bebem a Água Viva tornam-se templos do Espírito Santo, como diz São Paulo: “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Cor 2, 16).

Eis como o profeta Ezequiel descreve a força da Nova Aliança no coração do Homem: “Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um Espírito Novo:

Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei o meu Espírito no vosso íntimo, fazendo que sejais fiéis às minhas leis e preceitos” (Ez 36, 26-27).

A Carta aos Efésios que os cristãos não se devem embriagar com vinho mas encher-se, pelo contrário, com a força do Espírito Santo (Ef 5, 18).

São Paulo queria dizer que o Espírito Santo é a bebida da Nova Aliança, isto é, a Água Viva (1 Cor 12,13).

Agora podemos compreender melhor as seguintes palavras de Jesus no evangelho de São João:
“Se alguém tem sede venha a mim e beba” (Jo 7, 37).

E ainda: “Aquele que beber da Água que eu lhe der nunca mais terá sede” (Jo 4, 14).
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: