“O Senhor Deus formou o Homem do barro e insuflou-lhe pelas narinas o sopro da vida”. (Gn 2, 7).
O barro significa para nós o mundo animal a partir do qual o Homem emergiu de modo gradual e progressivo através da evolução.
Por outras palavras, quando a bíblia diz que o Homem foi tirado do barro que Deus moldou, quer simplesmente afirmar que a História foi dando origem à Humanidade, fazendo emergir o Homem a partir da evolução animal.
A História Humana é o tempo que demora a realizar-se a criação da Humanidade. Por outro lado, a história de uma pessoa é o tempo que demora a realização dessa pessoa.
Na verdade, a criação do Homem já está em marcha na História há milhões de anos. No entanto, apesar de estar já está bastante avançada, a criação do Homem ainda não terminou.
É tudo isto que nós podemos deduzir, iluminados pelas ciências, da afirmação do Livro do Génesis segundo a qual o Senhor Deus formou o Homem do barro e lhe insuflou pelas narinas o sopro da vida. (Gn 2, 7).
O sopro da vida é o Espírito Santo que, no nosso interior, nos vai moldando à imagem e semelhança de Deus.
Podemos dizer que o Espírito Santo, no interior do nosso coração, está presente e activo, a fim de colaborar connosco no aperfeiçoamento da nossa realização.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário