II-A ÁGUA VIVA É O ESPÍRITO SANTO
São Paulo diz que o Espírito Santo é como uma Água Viva que bebemos. Esta Água Viva é simbolizada pala água do baptismo.
Eis as palavras que ele escreve aos cristãos da comunidade de Corinto: “Todos nós fomos baptizados num só Espírito, a fim de formarmos um só corpo, tanto judeus como gregos, escravos ou livres. Todos bebemos de um mesmo Espírito” (1 Cor 12, 13).
Mediante a acção do Espírito Santo no nosso coração, nós formamos uma união misteriosa que faz de nós membros de Jesus Ressuscitado.
Referindo-se à Eucaristia, o evangelho de São João diz que a carne e o sangue de Jesus Cristo ressuscitado é, no nosso íntimo, o alimento da vida eterna.
Depois explicita melhor esta verdade afirmando que a carne e o sangue de Cristo é o dom do Espírito que nos é dado pela ressurreição de Jesus Cristo” (Jo 6, 62-63).
A Samaritana tinha certas dúvidas a propósito da Água Viva. Então Jesus resolveu esclarecê-la e disse-lhe que a Água Viva não é como a água do poço de Jacob onde a Samaritana se encontrou com Jesus.
O poço de Jacob representa a antiga Aliança. A Água Viva, pelo contrário, representa o grande dom da Nova Aliança, isto é, o Espírito Santo.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário