As pessoas dominadas pelo fundamentalismo são incapazes de chegar à verdade, pois esta é a compreensão e a enunciação adequada da realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.
Isto quer dizer que só Deus está em posse da verdade. Os seres humanos, na medida em que se abrem à novidade do Espírito Santo podem crescer de modo progressivo na verdade.
Eis o que a este propósito diz o evangelho de São João:
“Quando ele vier, o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá para a verdade plena” (Jo 16, 13).
O Espírito conduz-nos para a Verdade porque nos proclama a Palavra do Senhor ressuscitado:
“Se permanecerdes na minha palavra, sereis, meus discípulos. Então conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo 8, 31-32).
O Espírito Santo, diz a Carta aos Romanos, não é um espírito de escravidão, mas de libertação e incorporação na Família de Deus (Rm 8, 14-17).
Referindo-se aos medos dos fundamentalistas judaicos, São Paulo pede aos cristãos de Roma para não se deixarem influenciar por eles diz.
Eis as suas palavras: “Vós não recebestes um espírito de escravos para andardes dominados pelo medo. Pelo contrário, recebestes um Espírito de adopção que vos impele a clamar Abba, isto é, Papá” (Rm 8, 15).
No fundo, a pessoa fundamentalista não toma Deus nem o Homem a sério. Com efeito, estas pessoas só vêem a letra do dogma e tudo fazem por meter Deus e o Homem dentro dos seus esquemas dogmáticos.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário