quarta-feira, 20 de maio de 2009

O ROSTO AMOROSO DO ESPÍRITO SANTO-III

III-ESPÍRITO SANTO E VIDA NOVA

O Espírito Santo é a fonte da Vida. É ele que emergir a nascente da Vida Eterna nos nossos corações, como diz o evangelho de São João. (Jo 7, 37-39).

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo optimizou o coração de Maria, a fim de ela amar o Filho de Deus com uma ternura maternal divina.

O amor maternal do Espírito Santo é o sopro que Deus insuflou no barro primordial do qual brotou Adão.

São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).
Por isso ele diz que as pessoas que se deixam conduzir pelo Espírito Santo se tornam membros da Família Divina:

Filhos e herdeiros de Deus Pai, bem como irmãos e co-herdeiros com o Filho de Deus (Rm 8, 14-17).

Como habita em nós com a sua força criadora e libertadora, o Espírito Santo vai-nos recriando e configurando com Cristo ressuscitado.

A sua presença em nós é o selo que nos dá a certeza de estarmos salvos. No princípio, diz a o Livro do Génesis, a Terra era uma massa informe, caótica e envolvida em escuridão.

E eis que o Espírito Santo aparece a pairar sobre as águas, a fim de fazer destas o berço da vida (Gn 1, 1-2).

Isto quer dizer que o Espírito Santo é a fonte da vida. O seu jeito maternal de amar é a temperatura e o princípio da fecundidade universal.

O evangelho de São João diz que as pessoas humanas têm de nascer do Espírito Santo, afim de entrarem na plenitude da Vida.

Eis as palavras de Jesus: “Em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

Aquilo que nasce da carne é carne e aquilo que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3, 5-6). Nascer da água, no evangelho de são João, significa nascer do Espírito Santo, o qual é a Água Viva (Jo 4, 14).

São João diz que Cristo, ao ressuscitar, deu uma Água Viva que faz brotar nascentes de Vida Eterna no nosso íntimo (Jo 7, 37-39).

Nos relatos do baptismo de Cristo, os evangelhos dizem que Jesus, ao ser baptizado, foi ungido com a força do Espírito Santo:

“No momento em que Jesus saiu das águas, após o seu baptismo, o Céu abriu-se e Jesus viu o Espírito de Deus vir sobre ele em forma de pomba (Mt 3, 16).

São Paulo diz que é o Espírito Santo que nos incorpora na Família de Deus e nos faz gritar cheios de alegria: “Abba”, ó Pai! (Gal 4, 4-7; Rm 8, 14-17).

Podemos dizer que o Espírito Santo, como pessoa divina, é uma força espiritual amorosa que fecunda que faz emergir a Nova Humanidade configurada com Cristo Ressuscitado.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: