sábado, 23 de maio de 2009

O NOSSO TEMPO PRECISA DE PROFETAS-I

I-O PROFETA E A FORÇA DA PALAVRA

As intervenções dos profetas são incómodas, pois incidem sobre situações reais que geram injustiça, fraude e, em geral, sofrimento para muitas pessoas.

O profeta tem o condão de sintonizar com os critérios do Evangelho, pois toma Deus e o Homem a sério.

Podemos dizer que no coração da Humanidade dos nossos tempos ainda habitam forças que impedem a emergência do Homem Novo cujo coração é semelhante ao de Jesus Cristo.

A intervenção dos profetas tem consequências libertadoras, não apenas para as vítimas das situações desumanas, mas para os próprios malfeitores.

Na verdade, muitos dos seres humanos que praticam acções monstruosas, se forem confrontados com alternativas que lhes dêem novas razões para viver, podem sentir um apelo no sentido de reorientar as suas vidas.

Isto quer dizer que o Mundo precisa de profetas que anunciem a Palavra, a qual tem uma força que nos predispõe a acolher no nosso coração a força recriadora do Espírito Santo.

O evangelho de São João diz que nós precisamos de renascer pelo Espírito Santo, a fim de sermos no mundo uma força recriadora do Espírito Santo (cf. Jo 3,3-6).

Precisamos de renascer, pois o nosso mundo ainda leva em si uma série de forças monstruosas capazes de destruir o Homem.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: