quarta-feira, 6 de maio de 2009

JESUS CRISTO COMO FILHO DO HOMEM-I



I-JESUS E O TÍTULO DE FILHO DO HOMEM

No livro de Ezequiel Deus chama mais de noventa vezes o profeta por Filho do Homem. No contexto deste livro, este título significa apenas filho de Adão, ser mortal e frágil.

No Livro de Ezequiel este título não tem qualquer conotação messiânica como podemos ver logo no início do Livro:
“Filho de homem, põe-te de pé que vou falar contigo.O Espírito penetrou em mim enquanto me falava. Então ouvi alguém que me chamava.

Disse-me: “Filho de homem, vou enviar-te aos filhos de Israel” (Ez 2, 1-2). No Livro de Daniel, pelo contrário, o título tem um alcance messiânico.

Filho do Homem, para Daniel, é o rei Messiânico, entronizado por Deus no Céu: “Entre as nuvens do Céu vinha alguém como um Filho de Homem.

Chegou perto do Ancião (Deus) e foi conduzido à sua presença.Foram-lhe dadas soberania, glória e realeza. Todos os povos, todas as nações e as gentes das diversas línguas o servem.

O seu império é um império eterno que não passará jamais e o seu Reino nunca será destruído” (Dan 7, 13-14).

Não é difícil ver aqui reflexos do oráculo do profeta Natã a David, a primeira profecia messiânica da história do povo bíblico:

“Quando chegar o fim dos teus dias, disse Deus a David e repousares com teus pais, vou manter a tua descendência, consolidando o teu reino através de um teu descendente.

Ele construirá um templo ao meu nome e eu firmarei para sempre o seu trono real.
Eu serei para ele um pai e ele será um filho para mim (…).

A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de mim e o teu trono estará firme para sempre” (2 Sam 7, 12-16).

A profecia do Filho do Homem é a última no conjunto das profecias messiânicas. Surge num momento em que o povo estava a ser perseguido e martirizado pelos descendentes de Alexandre Magno, os quais queriam impor a religião e os costumes pagãos aos judeus.

A profecia é elaborada em linguagem apocalíptica, a linguagem própria dos momentos de grande perseguição.

O nome de David é substituído pelo nome de Filho do Homem, a fim de não ser mais um motivo de perseguição.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: