sábado, 9 de maio de 2009

O PAI-NOSSO COMO SÍNTESE DO EVANGELHO


Um dia, os Apóstolos disseram a Jesus: “Ensina-nos a rezar”. Jesus respondeu ao seu pedido ensinando-lhes o “Pai-Nosso”.

A partir daquele dia, o “Pai-Nosso” ficou o modelo do que é uma oração à maneira de Jesus. Por isso, os cristãos o aprendem de cor.

O “Pai Nosso” é usado em todos os momentos importantes da vida dos cristãos: celebrações do Baptismo, da Eucaristia, da Confirmação, nos funerais, nos casamentos e muitos outros momentos da vida da fé.

É importante não fazer do “Pai-Nosso” uma fórmula que se aprende de cor para ser repetida de forma mecânica.

Por outras palavras, o “Pai-Nosso” não é uma espécie de tabuada para ser repetida sem pensarmos no que dizemos.

Pelo contrário, é importante fazer do Pai-Nosso uma oração para ser meditada, a fim de aprendermos a orar à maneira de Jesus e, deste modo, crescermos no sentido da fé e na capacidade de dialogar com Deus.

Pela oração do “Pai-Nosso” Jesus ensina-nos a falar com Deus Pai como um filho fala com o seu pai bondoso.

Por esta mesma razão, ao falarmos com o Filho de Deus, devemos dialogar com ele como um irmão dialoga com o seu irmão.

“Pai-Nosso” que estais no Céu, dizemos nós. O Céu é o ponto de encontro com as pessoas da Família de Deus: o Pai, o Filho, o Espírito Santo e os biliões de pessoas humanas que já moram na casa de Deus.
O Pai-Nosso diz que devemos santificar o nome de Deus. Por isso dizemos: “santificado seja o vosso nome”.

Quando Moisés se aproximou de Deus no Monte Sinai, Deus falou-lhe dizendo: “Não te aproximes. Tira os teus sapatos, pois o lugar que estás pisando é sagrado”.
Isto significa que Deus é muito superior a nós. Mas Deus é tão bom que quis fazer de nós membros da sua família.

Deste modo, Deus tornou-se muito próximo de nós, abolindo as distâncias que nos fazia seus ser servos.

Eis as palavras de Jesus: “É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei.

Ninguém ama mais do que a pessoa que dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.

A vós eu chamo-vos meus amigos, pois dei-vos a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai” (Jo 15, 12-16).

Ao ensinar aos Apóstolos o “Pai Nosso”, Jesus quis ensinar-nos que Deus está tão perto de nós que habita no nosso coração.

O nome de Deus é santo e misterioso. Isto quer dizer que não podemos entender totalmente a grandeza de Deus.

Jesus ensinou-nos a dizer “Pai-Nosso” que estais nos Céus”. Com esta expressão que estais nos Céus, Jesus quis dizer-nos que Deus, apesar de habitar em nós, continua a ser uma realidade misteriosa, isto é, não o vemos.

A mensagem do “Pai Nosso” é muito profunda, pois ensina-nos que, se somos família de Deus, as pessoas humanas são todas irmãs umas das outras.
Ensina-nos, também, que devemos trabalhar para construir a Família Deus Pai, pois é este o seu projecto.

Jesus disse-nos para nos aproximarmos de Deus Pai com muita confiança. É importante amarmos a Deus como um filho gosta da sua mãe e sabe que esta gosta dele.

No “Pai-Nosso” também afirmamos o seguinte: “Venha a nós o vosso Reino. O Reino de Deus é a comunhão de toda a Humanidade com Deus, fazendo uma só Família.

Depois ainda acrescentamos: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu”. As pessoas que se unem a Cristo, passam a fazer a vontade de Deus Pai como ele fez.

Jesus disse que o Reino de Deus não está longe. Está dentro de nós, mas ainda não se manifestou nem revelou totalmente.

No “Pai-Nosso” também pedimos a Deus o “pão-nosso” de cada dia”. Como somos filhos de Deus, temos o direito de pedir alimento a Deus Pai e ao nosso irmão Jesus Cristo.

O pão de cada dia não é apenas o pão que vai para o estômago, mas também o pão que alimenta a nossa mente e o nosso coração.

Jesus ensina-nos deste modo a dizer a Deus com toda a confiança: “Pai: dá-nos, neste dia, tudo aquilo de que precisamos.”
Outra verdade importante do “Pai-Nosso” é que Jesus nos manda pedir perdão a Deus pelos nossos pecados.

Mas diz-nos também que devemos perdoar aos que nos fazem mal. Por isso dizemos “Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Mas, como para nós, não é fácil perdoar, Jesus ensina-nos a pedirmos ao Pai força para nos dar um coração capaz de perdoar.

A última petição do “Pai Nosso” é: “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”.

A vida é como uma luta que temos de enfrentar todos os dias. Em cada dia temos de saber dizer não ao mal e fazer coisas boas.

A tentação é uma insinuação subtil que surge na nossa mente, pretendendo enganar-nos, dizendo que é bem o que na realidade é muito mau para nós.

Quando dizemos a Deus que não nos deixe cair na tentação estamos a pedir a Deus que nos dê a força do Espírito Santo, a fim de não falharmos na vida.

Podemos dizer que o Pai-Nosso é, de facto, um resumo do Evangelho que Jesus pregou.
Configura o nosso coração com o coração de Jesus que confiava em Deus Pai como um menino confia no seu pai.

Quando rezamos ao jeito de Jesus, o Espírito Santo vem sobre nós, como veio sobre Jesus e diz no nosso íntimo: “Abba,” isto é, “Papá!”
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: