sexta-feira, 29 de maio de 2009

BAPTISMO E SALVAÇÃO EM CRISTO-I

I-O BAPTISMO COMO SACRAMENTO DA FÉ

Os sacramentos são celebrações comunitárias da fé. Isto significa que as celebrações sacramentais são espaços privilegiados para o Espírito Santo dizer a Palavra de Deus no coração dos crentes.

Seria errado pensar que Os sacramentos são actos mágicos para salvar as pessoas. Enquanto espaços privilegiados para a acção da Palavra e do Espírito Santo, os sacramentos são o principal alimento para o cristão crescer na vida teologal de fé, esperança e caridade.

Como celebrações da fé, os sacramentos proclamam e explicitam a dinâmica da salvação a acontecer na História Humana.

São Paulo diz que Deus inaugurou em Cristo uma Criação definitivamente reconciliada, pois, agora, Deus já não toma em consideração os pecados dos homens (2 Cor 5, 17-19).

Jesus tem consciência de que o essencial da sua missão é inserir o Homem na Família de Deus.

Eis o que ele nos ensinou no Pai-Nosso: “Rezai, pois, assim: Pai-nosso que estás nos céus” (Mt 6, 9; Lc 11, 2).

O Novo Testamento associa sempre o baptismo com o baptismo no Espírito, ou seja a dinâmica pentecostal da vida cristã.

No Novo Testamento há diversas referências à celebração baptismal, as quais associam sempre o rito do baptismo à vida cristã.

São Paulo concebe a vida dos crentes como uma dinâmica pascal de morte e ressurreição. Trata-se da morte ao homem velho e ressurreição do Homem Novo cuja cabeça é Cristo ressuscitado.

Pelo baptismo os crentes são inseridos no mistério pascal de Cristo, morrendo ao homem velho e participando na força ressuscitadora do Espírito de Cristo ressuscitado.

Esta simbologia usada por São Paulo é inspirada na própria simbologia de imersão e emersão do baptismo dos tempos primitivos da Igreja (Rm 6, 1-9).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: