sexta-feira, 29 de maio de 2009

BAPTISMO E SALVAÇÃO EM CRISTO-II

II-BAPTISMO E VIDA CRISTÃ

Pelo baptismo que os crentes são inseridos na comunidade cristã. A comunidade cristã é uma realidade orgânica dinamizada pelo Espírito Santo.

Na verdade, a comunidade, diz São Paulo, é o Corpo de Cristo (1 Cor 10, 17; 12, 27). Fomos baptizados no mesmo Espírito Santo, a fim de formarmos um só Corpo (1 Cor 12, 13).

Esta reflexão de São Paulo indica-nos a importância do baptismo como alicerce da vida cristã.

Os membros da comunidade têm todos a mesma dignidade, diz São Paulo. Por isso já não há qualquer fundamento para dividir as pessoas devido a diferenças de raça, sexo ou classe social:

“Todos os que fostes baptizados em Cristo ficastes revestidos de Cristo mediante a Fé. Por isso já não há judeu nem grego. Já não há escravo nem cidadão livre.

Já não há varão ou mulher, pois todos sois um só em Cristo” (Gal 3, 27-28). Na Carta aos Colossenses, São Paulo compara o baptismo a uma nova circuncisão (Col 2, 12-15).

Mediante o rito da circuncisão os meninos judeus eram incorporados no povo de Deus e, portanto, participantes das bênçãos prometidas a Abraão.

Pelo baptismo, o crente é incorporado no Novo Povo de Deus. Na carta aos Romanos, São Paulo diz que a nova circuncisão não é operada pelo rito, mas pelo Espírito Santo:

“Judeu é aquele que o é no seu interior. A verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o Espírito e não segundo a letra da Lei” (Rm 2, 29).

São Paulo diz que o rito do baptismo, só por si não vale nada. Os judeus também tiveram o seu baptismo em Moisés. No entanto, a maior parte deles não agradou a Deus.

E isto foi escrito, diz ele, para que não nos iludamos e pensemos que pelo facto de termos recebido o rito do baptismo a comunhão com Deus já está garantida de modo automático (1Cor 10, 1-7).

A teologia tradicional distanciou-se da visão do Novo Testamento quando começou a falar da celebração do baptismo como um acto mágico que opera automaticamente.

Na Primeira Carta aos Coríntios, São Paulo diz que Cristo não o enviou a baptizar, mas a pregar, pois a fé vem da pregação (1Cor 1, 17).

A fé cristã é uma fé teologal, não apenas uma fé religiosa. A Fé teologal brota da acção do Espírito Santo que diz no nosso coração a Palavra de Deus (Rm 10, 8-18).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: