sábado, 23 de maio de 2009

O NOSSO TEMPO PRECISA DE PROFETAS-II

II-SER VOZ DOS POBRES E EXPLORADOS

É urgente denunciar as diversas formas do que continuamos a ser capazes de fazer guerras monstruosas e criar máquinas diabólicas para matar.

Somos capazes de oprimir e explorar os outros para amontoar riquezas que não consumimos e, portanto, se tornam geradoras de mentes esquizofrénicas pelo facto de ficarem privadas de sentido humano.

Somos capazes de raptar e matar crianças, conceber instrumentos de tortura tão diabólicos como os instrumentos da inquisição ou dos regimes ditatoriais.

Somos capazes de destruir a natureza, movidos apenas por interesses egoístas e mesquinhos.

Conseguimos pilhar e destruir pessoas com uma maldade e brutalidade que ultrapassa os piores instintos dos animais.

Mas as coisas não têm necessariamente de ser assim. Se deixarmos que os nossos critérios e objectivos se configurem com os apelos do amor as coisas podem adquirir um rumo diferente.

Por outras palavras, se o nosso coração se deixar orientar pelos apelos do amor, também somos capazes de criar música, poesia e inventar um futuro alicerçado em gestos de ternura e amor.

Movidos pelo amor somos capazes de idealizar e criar planos de solidariedade que ultrapassam os meros laços do sangue.

Como seres famintos de verdade, somos capazes de compreender e enunciar de modo correcto e adequado a realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.

Tudo isto nos faz compreender a importância da missão dos profetas e dos apóstolos que facilitam o nascimento do Homem Novo.

Ao anunciarem os planos de Deus, os profetas e os apóstolos ajudam as pessoas a compreender que o mundo pode ser diferente e que isso também de pende delas.

De facto, quando uma pessoa começa a crescer espiritualmente torna-se capaz de veicular uma dinâmica libertadora na marcha da Humanidade.

Quando uma pessoa é interpelada pela palavra de Deus e iluminada pelo Espírito Santo, começa a descobrir possibilidades para transformar a História.

A Palavra de Deus e a luz do Espírito Santo despertam no coração das pessoas uma paixão idêntica à de Jesus Cristo.

Por outras palavras, a Palavra de Deus e a força do Espírito Santo fazem nascer no coração da pessoa humana uma paixão forte pelo nascimento do Homem Novo.

Esta paixão motiva e capacita as pessoas para denunciar o mal que impede a humanização do Homem.

Ao mesmo tempo, levas as pessoas a assumir compromissos capazes de transformar o mundo pela não-violência activa, como Jesus fez.

É verdade que a Palavra de Deus nos ensina a fazer do perdão uma atitude central na nossa vida.
Mas o profeta e o apóstolo não confundem perdão com guardar silêncio perante as injustiças, e deixar de lutar contra a violência, a opressão e as situações injustas.

Pelo contrário, a Palavra de Deus ajuda os profetas e os apóstolos a descobrir as raízes do mal e o Espírito Santo fortalece-os para o denunciarem como Jesus fazia.

Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: