terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O HOMEM NO PLANO CRIADOR DE DEUS-IV

IV-O HOMEM E O PECADO CONTRA A CRIAÇÃO

Podemos dizer que o Criador, ao dar-nos esta terra bonita, generosa e fecunda nos proporcionou uma excelente morada, a fim de tornar possível a emergência de uma Humanidade fraterna e feliz.

Mas esta meta só pode acontecer se os seres humanos optarem pela dinâmica do amor, cujo gesto primordial é o cuidado da terra e a partilha fraterna dos seus bens.

Jesus Cristo apontou-nos o caminho para atingirmos esta meta, dando-nos o mandamento do amor:

“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Assim como eu vos amei, também vós vos deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13, 34-35).

Ao dar a Terra aos homens, o Criador convida-os a criar laços de solidariedade e comunhão, a fim de emergir o Homem Fraterno e feliz chamado a ser membro da Família de Deus.

O nosso egoísmo não só tem impedido que os bens da Terra circulem por todos os seres humanos como também nos tem levado a agir contra a Natureza, ao ponto de pormos em perigo o equilíbrio do ecossistema.

O egoísmo e a inconsciência já danificaram de modo grave o equilíbrio ecológico, pondo em perigo a vida das gerações futuras.

Na base deste nosso pecado está a procura insensata e desumana do lucro e a busca de um progresso sem controlo.

Estamos a criar níveis perigosos de poluição ao ponto de termo posto em perigo a própria sobrevivência da Humanidade com a destruição da camada protectora do ozone e o consequente efeito estufa.

As nossas crianças têm cada vez mais problemas respiratórios, pois o ar que respiram é de má qualidade.

Os nossos rios já quase não nos oferecem água limpa para bebermos e tomarmos banho. Tudo isto é a expressão do nosso pecado contra Deus e contra a Humanidade, sobretudo contra as gerações futuras.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: