terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A IDENTIDADE DA PESSOA NO REINO DE DEUS-I

I-A CONDIÇÃO ESPIRITUAL DOS RESSUSCITADOS

É muito importante não confundir ressurreição da carne com restauração biológica.

A ressurreição da carne na mentalidade bíblica significa a pessoa restaurada na vida de comunhão orgânica, interactiva e fecunda.

Isto que dizer que as pessoas, ao ressuscitarem, não voltam ao mesmo estado que tinham antes de morrer.

No entanto, a identidade espiritual das pessoas permanecerá exactamente a mesma por toda a eternidade.

Por outras palavras, seremos eternamente as mesmas pessoas se edificaram na História. A identidade espiritual da pessoa, isto é, o seu jeito de interagir amorosamente com os outros permanece exactamente o mesmo.

A ressurreição é um acontecimento de ordem espiritual, não biológico.

Os evangelhos insistem em que a nossa identidade pessoal profunda, por ser espiritual, permanecerá a mesma na comunhão do Reino de Deus.

Ao mesmo tempo insistem em que a pessoa humana, após a ressurreição, já é apenas um ser espiritual.

Eis o que Jesus disse a um grupo de saduceus cuja doutrina negava a ressurreição: “Acerca da ressurreição estais enganados, pois desconheceis as Escrituras e o poder de Deus.

Na ressurreição nem os homens terão mulheres, nem as mulheres, maridos. Serão como anjos no Céu” (Mt 22, 29-30).

Com esta forma de falar, Jesus queria dizer que na comunhão dos ressuscitados a condição das pessoas é puramente espiritual.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: