quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

APRENDER A EDIFICAR SOBRE A ESPERANÇA-V

V-A FORÇA LIBERTADORA DA ESPERANÇA

Para São Paulo diz que a sua vida está identificada com Jesus Cristo: “Para mim, viver é Cristo e morrer é um lucro” (Flp 1, 21).

É o Espírito Santo que nos ajuda a crescer e a amadurecer na vida espiritual. À medida que nos faz renascer, nós vamo-nos configurando com Cristo.

É isto que o evangelho de São João que dizer quando afirma: “Tendes de nascer de novo pela Água e pelo Espírito.
O nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3, 6). O profeta Jeremias assegura-nos que Deus tem planos de salvação para nós.

Devemos fortalecer a nossa esperança, sabendo que não fomos abandonados por Deus. Eis as suas palavras: “Conheço muito bem os planos que fiz para vós, diz o Senhor.

Fiz planos para prosperardes e não para serdes aniquilados. Planos para terdes esperança num futuro bom.

Então chamareis por mim, far-me-eis a vossa oração e eu escutar-vos-ei” (Jer 29, 11-12). A esperança cristã é uma certeza, pois assenta na Palavra de Deus e na sua fidelidade inabalável.

Esta certeza, no entanto, apoia-se na Fé, não na evidência. Mesmo nos momentos das dificuldades, a esperança dá-nos a certeza de que não estamos sós, pois o Deus em quem depositamos a nossa esperança é fiel.

O cristão amadurecido na vida teologal tem a certeza de que Deus não o abandona, diz São Paulo:
Depois de ter pedido a Deus que o libertasse de uma dificuldade, Deus deu-lhe a garantia de que apesar das suas limitações, Deus não o ia abandonar:

“Basta-te a minha graça, pois o meu poder libertador é perfeito quando se trata de ajudar a fraqueza” (2 Cor 12, 9).

A Carta aos Colossenses indica uma norma sábia para o amadurecimento da Esperança:
“Colocai a vossa mente nas coisas do alto e não nas terrenas” (Col 3, 2).

Quanto mais a nossa mente e o nosso coração se deixam possuir pela Palavra de Deus, mais o Espírito Santo nos transforma e configura com Jesus Cristo.

Ele é a Cabeça da Humanidade restaurada e reconciliada com Deus (2 Cor 5, 17-18).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: