quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

APRENDER A EDIFICAR SOBRE A ESPERANÇA-IV

IV-ESPERANÇA CRISTÃ E ALEGRIA

São Paulo, na Carta aos Romanos, pede aos cristãos para se alegrarem na esperança (Rm 12,12).

A alegria vivida com os horizontes de esperança tem uma profundidade e um alcance que a alegria das meras experiências não tem.

Esta alegria, diz São Paulo na Carta aos Gálatas, é fruto do Espírito Santo (Ga 5, 22). Por outras palavras, a alegria que emerge da esperança vai para além da alegria que brota das meras emoções humanas.

Referindo-se às dificuldades que acompanharam a evangelização dos Tessalonicenses, Paulo escreve-lhes dizendo que eles acolheram a Palavra no meio de muitas tribulações, mas cheios da alegria do Espírito Santo (1 Ts 1, 6).

Como vemos, a alegria que brota da esperança graças à presença do Espírito Santo no nosso coração pode acontecer até no meio de tribulações e dificuldades.

Referindo-se à alegria que acompanha os crentes que tomam a sério o amor a Deus e aos irmãos, diz o seguinte:

“É que o Reino de Deus não é uma questão de comer e beber, mas de justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14, 17).

Jesus diz aos discípulos que lhes revelou os segredos de Deus para que permaneça neles a alegria do Espírito e, deste modo, a sua alegria ser perfeita:

“Revelei-vos estas coisas, a fim de que a minha alegria habite em vós e, deste modo, a vossa alegria seja completa” (Jo 15, 11).

Numa outra passagem, Jesus garante aos discípulos que, após a Páscoa, a sua alegria será plena e duradoira:

“Agora estais abatidos, mas ver-vos-ei de novo e haveis de vos alegrar e já ninguém poderá tirar-vos a vossa alegria” (Jo 16, 22).

Após a Última Ceia, Jesus faz uma oração ao Pai, pedindo-lhe pelos discípulos, a fim de estes receberem a plenitude da sua alegria:

“Mas agora vou para ti. E ainda no mundo digo isto para que eles tenham em si a plenitude da minha alegria” (Jo 17, 13).

Cultivar a esperança, portanto, é optimizar a nossa capacidade de saborearmos a alegria que vem do Espírito Santo.

No evangelho de São Mateus, Jesus diz aos discípulos para se alegrarem quando são perseguidos, pois a sua recompensa em Deus será muito grande:

“Exultai e alegrai-vos, pois grande será a vossa recompensa no Céu” (Mt 5, 12). Esperando a proximidade do encontro definitivo com Cristo ressuscitado, a carta aos Filipenses utiliza expressões que são convites a viver alegres no Senhor:

“Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: alegrai-vos! Que a vossa bondade seja conhecida de todos, pois o Senhor está próximo” (Flp 4, 4-5).

A esperança cristã oferece-nos razões novas para viver alegres e empenhados na construção do Reino de Deus.



Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias















Sem comentários: