sábado, 10 de janeiro de 2009

O ESPÍRITO SANTO E A ÁRVORE DA VIDA-V

V-COMUNHÃO COM CRISTO E SALVAÇÃO

A vida nova em Cristo não é uma questão de simples sujeição a um código ético com normas bem estruturadas.

Viver em comunhão com Cristo significa estar organicamente unido a Jesus ressuscitado. O princípio animador desta relação e comunhão com o Senhor ressuscitado é o Espírito Santo.

A comunhão orgânica com Cristo é um dom gratuito de Deus. Ponhamos um exemplo:
Comparemos a Humanidade ferida pelo pecado a um limoeiro doente e envelhecido pela ferrugem.

Apesar de ser um limoeiro de alta qualidade, agora, carcomido pela ferrugem, dá frutos de péssima qualidade.

O proprietário do limoeiro tinha um gostava muito desta espécie de limoeiro. Por isso pensou nas várias hipóteses de salvar o limoeiro.

Foi então que lhe surgiu a ideia de enxertar um raminho do limoeiro numa laranjeira jovem e robusta.

Uma vez enxertado, o rebento do limoeiro, sem deixar de ser limoeiro, recebe a seiva da laranjeira sadia e forte começa a ficar robusto.

Num curto espaço de pouco tempo, começa a dar limões de excelente qualidade. O enxerto não destruiu a natureza do limoeiro, pois ele dá limões de alta qualidade.

A seiva da laranjeira, portanto, optimizou o limoeiro e a qualidade dos seus frutos. Foi isto que aconteceu à Humanidade pelo mistério da Encarnação, como diz Jesus com o exemplo da videira:

“Permanecei em mim, que eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim acontecerá também convosco, se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 4-5).

Podemos dizer que a Encarnação é o enxerto do divino no humano, a fim de optimizar a natureza humana, capacitando-a para dar frutos de vida eterna.

Isto significa que a Humanidade ficou enxertada na Árvore da Vida cujo tronco é Jesus Cristo e cuja raiz é a comunhão da Santíssima Trindade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: