terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A IDENTIDADE DA PESSOA NO REINO DE DEUS-IV

IV-OS OUTROS COMO MEDIAÇÕES DE HUMANIZAÇÃO

Como sabemos, ninguém se pode realizar sozinho. Mas também é verdade que ninguém nos pode substituir na tarefa da nossa realização pessoal.

Na verdade, o ser humano só se pode realizar em relações de amor. À medida que se realiza, o ser humano constitui-se como pessoa, isto é, ser de relações unido e interligado aos demais.

Tal como a Humanidade, também a Divindade é uma união orgânica e dinâmica de pessoas. É certo que os outros são mediações essenciais para a nossa realização, mas também é verdade que eles não podem programar nem executar a nossa realização.

Nem Deus nos substitui nesta tarefa da nossa realização pessoal, a fim de podermos ser livres, conscientes, responsáveis.

Na verdade, cada pessoa tem um património próprio para partilhar na comunhão do Reino de Deus, pois a pessoa realiza-se de maneira única, original e irrepetível.

No Reino de Deus ninguém está a mais, pois as pessoas nunca se repetem. Nem Deus nos substitui na tarefa da nossa realização, pois apesar de estar sempre connosco nunca está nunca em nosso lugar.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: