segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

REINO DE DEUS E REALEZA DE CRISTO-II

II-RESSURREIÇÃO E PRIMAZIA DE CRISTO

Antes da morte e ressurreição de Jesus, o Reino de Deus estava no meio das pessoas, diz Jesus no evangelho de São Lucas (Lc 17, 21).

Enquanto Jesus viveu na terra o Reino de Deus estava apenas a emergir no coração de Jesus, pois era aí que estava a acontecer o mistério da Encarnação, isto é, o enxerto do divino no humano.

De facto, foi no coração de Jesus que interagiam directamente a interioridade espiritual do Filho Eterno de Deus e a interioridade do homem Jesus, o Filho de Maria.

Por outras palavras, foi no coração de Jesus que a Divindade se enxertou na Humanidade, a fim de divinizar os seres humanos.

É esta a razão pela qual o Reino de Deus começou primeiro a desabrochar no coração de Jesus.

No momento da sua ressurreição, o Espírito Santo faz que o Reino de Deus esteja a crescer no coração de todos os seres humanos.

Por outras palavras, no momento da sua morte e ressurreição, Jesus passou da face exterior das coisas para a face interior que é a face da comunhão profunda e universal com toda a Humanidade.

Jesus ressuscitado, agora, aproxima-se sempre de nós a partir do interior, através do Espírito Santo que ele nos comunica.

Podemos dizer que Jesus ressuscitado está sempre presente. Vem todos os dias para comungar connosco.

Vir significa aproximar-se para interagir e comungar connosco no nosso coração.

Com a ressurreição de Jesus o Reino de Deus ficou tão perto de nós que está ao alcance de todos nós.

Basta fazer silêncio para podermos entrar no nosso interior.

São Paulo diz que Deus, pela ressurreição de Jesus, nos libertou do reino exterior das trevas e transferiu-nos para o Reino de seu amado Filho, o qual é interior (Col 1, 13).

Era isto que Jesus queria dizer quando afirmou a Pilatos que o seu Reino não é deste mundo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: