sábado, 22 de dezembro de 2007

QUANDO A ETERNIDADE ILUMINA O TEMPO-I


I-É NO TEMPO QUE EMERGE A VIDA ESPIRITUAL
À luz da eternidade, o tempo ganha um sentido e uma importância verdadeiramente fundamentais.

Quando olhado à luz da eternidade, o tempo surge como o ventre em cujo interior os seres pessoais emergem e atingem a densidade da Vida Eterna.

De facto, a vida pessoal, por ser espiritual, tem consistência eterna.

Olhada sob o prisma da eternidade, a vocação fundamental do ser humano é realizar-se como pessoa mediante o amor.

Se o tempo nos é dado para construirmos a nossa vida eterna, então o tempo deve ser tomado a sério, a fim de melhos o aproveitarmos.

Vistas a esta luz, as manhãs surgem como um convite a aproveitar o novo dia como mais uma oportunidade para realizarmos no tempo o que seremos eternamente.

Quando olhamos o tempo com os horizontes da eternidade, o amor ganha sabor a vocação fundamental, pois é pelo amor que dificamos que nos podemos construir neste dia único e irrepetível.

Se vivermos o tempo de modo empenhado, vamos emergindo em cada dia com uma novidade, a que fará parte do património da comunhão universal do Reino de Deus.

Por outras palavras, é hoje o tempo de configurarmos a identidade pessoal que desejamos ser para sempre.

Na verdade, a nossa identidade espiritual coincide com o nosso jeito de amar.

Comparando a dinâmica da vida eterna à festa de umas bodas, podemos dizer que a pessoa humana “dançará” eternamente o ritmo do amor com o jeito que tiver treinado na história.

É agora, portanto, o tempo de moldarmos a nossa capacidade de comungar com os outros no Reino de Deus.

Hoje mesmo podemos reorientar o nosso jeito de conviver na festa da vida eterna, mudando o modo de nos relacionarmos com os demais.

Hoje é o dia em que podemos burilar e aperfeiçoar o nosso modo de nos relacionarmos e comungarmos com as pessoas divinas, as humanas e todas as outras que possam fazer parte da Comunhão Eterna da Família de Deus.

Por outras palavras, é agora o tempo de edificarmos a plenitude da vida que ultrapassa a morte.

Na verdade, o dia de hoje é importante, pois é um tempo que Deus nos dá para edificarmos o que havemos de ser para sempre.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: