quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

AS PERFEIÇÕES INFINITAS DE DEUS - I

I-A PERFEIÇÃO DAS PESSOAS DIVINAS

Deus imprimiu os sinais das suas perfeições na Criação, dando-nos a possibilidade de nos elevarmos do nível da Criação para a contemplação do Criador.

Além da natureza, Deus revelou-nos expressamente, através da sua Palavra as perfeições da sua natureza divina.

Jesus foi a expressão mais plena da perfeição e da profundidade do amor de Deus na História.

Um dia, o próprio Jesus convidou os discípulos a amar, ao jeito do próprio Deus.

É verdade que a perfeição de Deus é um ideal inatingível, no entanto é um ponto de referência a convidar-nos a caminhar constantemente em direcção a essa meta.

Deus é infinitamente perfeito nos que se refere às perfeições das três pessoas divinas.

Na verdade, podemos falar separadamente da perfeição infinita do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Além disso, ainda podemos falar da perfeição infinita da natureza divina, a qual é comum às três pessoas.

A nossa fé diz-nos que existe um só Deus, o qual é uma comunhão de três pessoas de perfeição infinita.

Na verdade, o Uno, em Deus, é a comunhão da Santíssima Trindade. As três pessoas são o plural.

Apesar de ser um só Deus, a Divindade não é um sujeito, mas uma comunhão de três pessoas.

É esta a razão pela qual, ao falarmos das perfeições divinas, tanto podemos falar das perfeições próprias de cada uma das pessoas da Santíssima Trindade, como das perfeições da Divindade enquanto comunhão de amor e Deus único.

A nossa fé diz-nos que a maior parte das perfeições em Deus são comuns às três pessoas divinas, como, por exemplo:

A Grandeza infinita, a eternidade, o conhecimento perfeito de todas as coisas, a presença a todo o Universo e a capacidade infinita de amar.

As pessoas divinas não têm limitações ou imperfeições.

As humanas, pelo contrário, têm limitações, tanto a nível corporal, como psíquico ou moral.

Uma das perfeições de Deus que mais se nos impõem é a sua condição eterna. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse.

É verdade que os seres humanos, pelo facto de serem pessoas com dimensão espiritual, são imortais, mas ao contrário das pessoas divinas não existem desde sempre.

As pessoas divinas são infinitamente perfeitas. Não podem mudar para melhor, pois são sempre o melhor possível.

As pessoas humanas, pelo contrário, são seres em construção e por isso estão em processo histórico de aperfeiçoamento.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: