segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

REINO DE DEUS E REALEZA DE CRISTO-I

I-CRISTO REI E O REINO DE DEUS

São Paulo diz que Jesus foi constituído rei em todo o seu poder no momento da sua ressurreição.

Nesse momento Jesus foi ungido com a força do Espírito Santo e foi entronizado como rei do Universo junto de Deus Pai (Rm 1, 3-5).

Podemos dizer que Jesus é rei, mas um rei que não se impõe às pessoas.

Eis como a Carta aos Colossenses descreve a realeza de Jesus: “Ele é a imagem perfeita do Deus invisível, a Cabeça de toda a Criação e o irmão primeiro de todos os seres humanos.
Na verdade, foi nele que todas as coisas foram criadas, nos céus e na terra, tanto as visíveis como as invisíveis (…). Todas foram criadas por ele e para ele. Ele é anterior a todas as criaturas e todas permanecem por ele.
Os cristãos são membros do seu corpo e ele é a Cabeça deste corpo.
Ele é o princípio de tudo e o primeiro a ressuscitar dos mortos. Na verdade, ele é o primeiro entre todas as coisas.
Foi do agrado de Deus que habitasse nele a medida perfeita de todas as coisas, tanto das criaturas da terra como das criaturas do céu.
Foi fiel até à morte de cruz e por isso a Criação encontrou nele o seu sentido pleno. Do mesmo modo, foi nele que a Humanidade foi reconciliada com Deus” (Col 1, 15-20).

Jesus é rei no sentido de ser o que nos conduz à comunhão do reino de Deus.

Mas não é um rei que se impõe pela força. Ele decidiu viver a sua realeza reinando com todos nós.

Ele é rei porque nos deu a sua lei que, a qual coincide com o que é melhor para nós: o mandamento do amor.

A maneira de oferecermos a Jesus condições para reinar é começarmos a viver a sério o mandamento do amor, pois Jesus Cristo só aceita reinar com a força do amor.

É esta a razão pela qual, após a sua ressurreição, ele vem todos os dias ao nosso encontro com a força do Espírito Santo, a fim de modelar o nosso coração de acordo com o seu.

Eis as suas palavras no evangelho de São João: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei.

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15, 12-13).

Quando a força de um reino é o amor, todos reinam, pois o amor cria comunhão orgânica e dinâmica.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: