sábado, 15 de dezembro de 2007

OS CONTEÚDOS DA FÉ CRISTÃ-IV

IV-O PLANO SALVADOR DE DEUS

A creditamos que Deus Pai é pai de Cristo e também nosso pai, pois já estamos incorporados na Família de Deus pelo Espírito Santo que nos leva a clara “Abba”, ó Papá. (cf. Rm 8, 14-16).

Acreditamos que o Filho de Deus encarnou para nos salvar.

Acreditamos que Deus perdoou os nossos pecados e nos reconciliou consigo em Jesus Cristo.

É por esta razão que nós somos Nova Criação, como diz São Paulo (2 Cor 5, 17-19).

Acreditamos que Jesus ressuscitou no próprio acto de morrer e que, no momento da sua morte conduziu todos os que o precederam na festa da Vida Eterna, como ele diz ao Bom Ladrão (Lc 23, 43).

Acreditamos que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações, comunicando-nos a vida divina (Rm 5,5).

Acreditamos que, pelo baptismo, passámos a formar a Igreja, povo escolhido para conhecer, celebrar e anunciar o amor salvador de Deus a todos os povos.

Acreditamos que a Igreja é o conjunto dos baptizados cujo coração é o Espírito Santo, tal como Cristo é a sua Cabeça.

Acreditamos que Cristo veio para destruir o pecado, a fim de nos libertar de tudo o que nos impede de sermos felizes.

Acreditamos que a destruição do pecado acontece no nosso coração pela acção do Espírito Santo que nos faz passar do egoísmo para o amor fraterno, como aconteceu com Zaqueu (Lc 19, 1-8).

Acreditamos que a Vida Eterna consiste em fazer parte da Família de Deus: filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação ao Filho de Deus (Rm 8, 14-16).

Acreditamos que Deus quer que todos os seres humanos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tm 2, 4).

Acreditamos que pelo facto de Jesus Cristo ser um homem perfeito, nós fazemos uma comunhão orgânica com ele e, com ele, somos assumidos na comunhão da Santíssima Trindade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: