terça-feira, 7 de abril de 2009

SÃO PAULO E A REDENÇÃO EM CRISTO-V

V-CRISTO E A FORÇA RESSUSCITADORA DO ESPÍRITO

A força ressuscitadora do Senhor ressuscitado é o Espírito Santo. Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo incorpora na Família de Deus, como filhos em relação a Deus Pai e como irmãos em relação ao Filho de Deus (Rm 8, 14-16).

Devido ao pecado, a divinização do Homem tornou-se redenção, isto é, restauração do homem distorcido pelo pecado e reconciliado com Deus:

Eis as palavras de São Paulo: “Se alguém está em Cristo é uma nova criação. Passou o que era velho. Eis que tudo se fez novo.

Tudo isto vem de Deus que nos resgatou consigo em Cristo, não levando mais em conta os pecados dos homens” (2 Cor 5, 17-19).

A Carta aos Hebreus diz que foi a fidelidade incondicional de Jesus que agradou a Deus Pai (cf. Heb 10, 5-7).

Para entendermos o alcance da nossa salvação em Cristo é importante associarmos a nossa redenção á fidelidade de Jesus Cristo.

A Carta aos Hebreus diz que os cultos do Antigo Testamento não tinham qualquer valor para agradar a Deus.

Com a sua fidelidade, Jesus inaugurou o culto da Nova Aliança, isto é, fazer a vontade de Deus.

Este novo culto é a garantia da nossa salvação, pois a vontade de Deus coincide rigorosamente com o que é melhor para nós.

Foi por este novo culto, diz a Carta aos Hebreus, que nós fomos salvos (Heb 10, 8-10).

No evangelho de São João, Jesus vai nesta mesma linha afirmando à Samaritana que a Nova Aliança não assenta nos cultos do templo de Jerusalém.

O culto que Deus quer, isto é, o culto da Nova Aliança acontece no Espírito e na Verdade.
O templo deste culto é constituído pelos membros da comunidade, diz São Paulo:

“Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus é santo e esse templo sois vós” (1 Cor 3, 16-17).

E mais à frente acrescenta: “Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em vós porque o recebestes de Deus? É por esta razão que vós já não vos pertenceis” (1 Cor 6, 19).

O Culto em Espírito e Verdade acontece, pois, no coração dos crentes unidos de modo orgânico e dinamizados pelo Espírito Santo.

É este o novo culto de que Jesus fala no diálogo com a Samaritana (Jo 4, 21). O Espírito Santo é a Água Viva que Jesus, ao ressuscitar nos dá, diz Jesus noutra passagem do evangelho de São João (Jo 7, 37-39).

No momento da morte de Jesus, o soldado abriu o coração de Jesus com alanca e logo saiu sangue e Água.

Com esta maneira simbólica de falar, São João quer afirmar que, no momento da morte e ressurreição de Jesus, acontece a difusão do Espírito Santo.

O Espírito Santo, aqui, aparece como a Água Viva de que Jesus falara e como o Sangue da Nova Aliança da Eucaristia (cf. Jo 19, 33-34).

Deus fez um plano para redimir a Humanidade através de Cristo, diz a Carta aos Efésios (Ef 1, 7).
Segundo este plano, acrescenta, Deus conduziu os tempos à sua plenitude, fazendo de Cristo a cabeça da Humanidade restaurada (Ef 1, 9-10).

Graças a Cristo ressuscitado, continua a Carta aos Filipenses, fomos marcados com o selo do Espírito Santo, garantia da nossa Redenção.

É por este Espírito que tomamos parte na herança da vida eterna (Ef 1, 13-14).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: