sábado, 4 de abril de 2009

RITO BAPTISMAL E BAPTISMO NO ESPÍRITO-III

III-ESPÍRITO SANTO E VIDA CRISTÃ

Os discípulos associavam o baptismo ao perdão dos pecados ao qual se seguia o dom do Espírito:
“Convertei-vos e peça cada um o baptismo em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados. Depois recebereis o dom do Espírito Santo” (Act 2, 38).

É pelo dom do Espírito Santo, diz São Paulo, que as pessoas estão unidas a Cristo: “Aqueles que não têm o Espírito Santo não pertencem a Cristo (Rm 8, 9).

Ter o Espírito Santo significa ser habitado com a força vital de Deus. São Lucas diz que os que recebem o Espírito Santo são revestidos como o poder do Alto (Lc 24, 49).

Ser revestido por Deus significa estar apto para entrar na festa da Salvação. São João diz que temos de nascer de novo, pois o que nasceu da carne é carne e o que nasceu do Espírito é espírito (Jo 3, 3-6).

O baptismo no Espírito vai gerando em nós um horizonte novo de vida, o qual consiste em ver e saborear as coisas com os critérios de Deus.

É o Espírito Santo que torna eficaz a Palavra de Deus no nosso coração, fazendo que ela realize em nós o seu significado profundo.

E é assim que os crentes vão crescendo na sabedoria que vem do Alto como diz São Paulo. A Carta aos Efésios diz que o baptismo no Espírito nos capacita para vivermos ao jeito de Jesus:

“No que toca à vossa conduta, deveis despir-vos do homem velho, corrompido por desejos enganadores.

Deveis renovar-vos de acordo com a acção do Espírito Santo que anima as vossas mentes.
Revesti-vos do homem novo criado por Deus em conformidade com Cristo na justiça e na santidade verdadeiras” (Ef 4, 22-24).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: