sábado, 11 de abril de 2009

CRISTO SALVA-NOS PELO ESPÍRITO SANTO-II

II-ESPÍRITO SANTO E REALIZAÇÃO HUMANA

Caminhar segundo a palavra do evangelho implica avançar no sentido oposto ao do mundo.

Esta caminhada não é pacífica, mas é fundamental para ajudar a Humanidade a encontrar o sentido da História e da vida em plenitude:

“Se o mundo vos odeia, lembrai-vos de que antes de vos odiar a vós me odiou a mim. Se viésseis do mundo, o mundo amaria o que é seu. Mas como não vindes do mundo, pois eu escolhi-vos do meio do mundo, o mundo odeia-vos.

Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é mais que o seu senhor. Se me perseguiram a mim também vos hão-de perseguir a vós.

Se cumpriram a minha palavra, também hão-de cumprir a vossa” (Jo 15, 18-20). O Espírito Santo é o guia que nos conduz na direcção da Verdade plena e da Vida eterna:

“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender por agora. Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará para a verdade completa” (Jo 16, 12-13).

Além disso, o Espírito Santo insere-nos na Família da Santíssima Trindade. A Família da Santíssima Trindade adquire o seu perfeito equilíbrio no jeito maternal de o Espírito Santo actuar nas relações entre as pessoas, criando vínculos de comunhão.

Quando Deus comunica para o exterior da comunhão trinitária, fá-lo sempre através da ternura maternal do Espírito Santo.

É por esta razão que o Espírito Santo nos conduz ao Pai que nos acolhe como filhos e ao Filho de Deus que nos acolhe como irmãos (Rm 8,14-16).

É também pelo Espírito Santo que o Filho de Deus encarna, tornando-se nosso irmão, a fim de se nós nos tornarmos filhos de Deus (Jo 1, 12-14).

É pela mediação do Espírito Santo que Deus Pai nos exprime o seu jeito amoroso e sempre novo de ser Pai.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo lembra-nos o amor incondicional de Deus Pai para connosco.

Também é o Espírito Santo que nos recorda o amor do filho de Deus que se tornou nosso irmão, a fim de sermos incorporados na Família de Deus.

A primeira interacção do pai humano com o seu filho dá-se pela mediação da ternura da mãe.
Esta realidade é apenas um símbolo do mistério do amor de Deus para connosco.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: