quarta-feira, 1 de abril de 2009

PARTICIPAR NA RESSURREIÇÃO DE CRISTO-III

III-IMORTALIDADE E RESSURREIÇÃO

É verdade que os seres humanos, por terem uma interioridade espiritual já são imortais. Mas a ressurreição não se reduz à simples imortalidade.

A ressurreição implica ser vivificado pelo Espírito Santo, a seiva que vem da cepa da videira para os ramos, a fim de os vivificar e tornar fecundos, como disse Jesus (Jo 15, 4-5).

Além da ressurreição de Cristo o evangelho é também a Boa Notícia da nossa ressurreição com ele.

Ressuscitar com Cristo implica a nossa assunção e incorporação na Comunhão da santíssima Trindade.

Podemos dizer que a nossa vida tem sentido na medida em que vivemos para amar e vamos morrendo por amor, isto é, à medida que nos vamos gastando pelas causas do amor.

Podemos dizer que o amor é uma dinâmica de bem-querer que vale tanto para viver como para morrer.

Ao dar-nos o mandamento do amor, Jesus estava a indicar-nos o caminho que nos conduz à plenitude da Vida.

A plenitude da Vida consiste em ser assumido no regaço da Santíssima Trindade. Como Árvore da Vida, Jesus dá-nos o fruto da Vida Eterna.

No momento da sua morte e ressurreição, abriu-nos as portas do Paraíso. É isto mesmo que Jesus diz ao Bom Ladrão no momento da sua morte e ressurreição:

“Em verdade te digo:”hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43). Jesus é o Novo Adão que abre as portas que tinham sido fechadas a Adão (Gn 3, 23-24).

A ressurreição de Cristo é a garantia de que a meta para a qual estamos a caminhar não é o vazio da morte, mas sim a Vida Eterna.

Não basta a pessoa ser imortal para atingir a plenitude da vida. Na verdade, se houver pessoas em estado de inferno, estas são imortais, mas não possuem a Vida Eterna.

São Paulo diz que por Adão veio a morte e por Cristo, o Novo Adão, veio a Vida Eterna (Rm 5, 18).

É verdade que só ressuscita o que em nós é imortal. Mas a simples imortalidade, só por si, não chega para participarmos na plenitude da vida eterna com Cristo ressuscitador.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: