terça-feira, 7 de abril de 2009

SÃO PAULO E A REDENÇÃO EM CRISTO-II

II-UM SÓ HOMEM SALVA TODA A HUMANIDADE

Graças à ressurreição de Jesus Cristo, a força que o ressuscitou, isto é, o Espírito Santo, começa a actuar no coração dos seres humanos.

À medida que age em nós como força ressuscitadora também faz de nós filhos de Deus, ao ponto de Cristo se tornar o primogénito de muitos irmãos (Rm 8, 29).

São Paulo vê Jesus como o Servo sofredor por quem Deus toma partido conduzindo-o à vitória da ressurreição.

Graças ao facto de Jesus ser um homem connosco, todos nós fomos feitos participantes da vitória de Cristo.

Não foi fácil para São Paulo afirmar que Jesus era o Filho amado de Deus, uma vez que morrera como um criminoso.

Para os judeus, a morte de Jesus foi a prova clara de que ele é um maldito aos olhos de Deus.
Fazendo com que Jesus morresse daquela maneira, Deus demonstrou que não confirmava as suas pretensões messiânicas.

Por um lado, Jesus morreu sem subir ao trono como anunciam as profecias, a começar pela primeira profecia messiânica (2 Sam 7, 12-16).

Além disso morreu como um criminoso. Esta foi certamente uma das maiores dificuldades que os Apóstolos tiveram de enfrentar perante os judeus.

A solução encontrada pelo Novo Testamento, sobretudo pelo teólogo Paulo, foi recorrer aos textos bíblicos do justo sofredor (Is 52,13-53,12; Sal 21).

Estes textos foram escritos no período do exílio do povo judeu na Babilónia. O povo estava a sofrer a dura prova da servidão e escravatura devido na Babilónia.

Nesta situação, os justos, por quererem ser fiéis às leis do Senhor ainda sofrem mais que os pecadores, os quais se adaptam aos costumes dos pagãos.

Deus não pode ver os justos sofrer e por isso decide libertá-los. Tanto os justos como os pecadores formam o único povo de Deus, isto é, uma totalidade unida de modo orgânico e interactivo.

Eis a razão pela qual Deus, ao libertar os justos, liberta também os pecadores. E foi assim que o sofrimento dos justos se tornou redentor para os pecadores, como diz o profeta Isaías.

Com as suas infidelidades, os pecadores criaram esta situação de sofrimento. Graças à fidelidade dos justos os pecadores vão ser libertos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: