domingo, 19 de abril de 2009

A FELICIDADE COMO DOM E TAREFA-I

I-A FELICIDADE COMO TAREFA

A felicidade tem como alicerce uma vida edificada sobre as propostas do amor. Com efeito, a Palavra de Deus amplia os horizontes da plenitude da vida e seus sentidos.

Em critérios meramente humanos, a base da felicidade parece estar no exterior, naquilo que nos acontece, no tipo de pessoas que encontramos, nos acasos do dia-a-dia ou no dinheiro que temos.

Para a fé cristã, pelo contrário, a felicidade é algo que acontece no interior da pessoa. É sobretudo um dom que Deus concede às pessoas que se abrem à presença e à acção do Espírito Santo.

Para a bíblia, a felicidade acontece no coração do ser humano que se empenha em ser fiel à Aliança de Deus.

Podemos enumerar alguns dos aspectos importantes para acontecer no nosso coração a felicidade:

A paz interior. A serenidade resultante da certeza de que Deus, pelo Espírito Santo, está permanentemente actuando no nosso íntimo.

A fraternidade e a solidariedade são pilares básicos para edificarmos a felicidade. Não podemos esquecer que os dons de Deus nos são dados em forma de possibilidades, a fim de os podermos realizar.

Por outras palavras, aceitar os dons de Deus é realizar o seu leque de possibilidades. A felicidade não é uma simples ausência de sofrimentos, de dificuldades ou problemas.

Podemos dizer que a felicidade é uma experiência de plenitude que se vai reforçando de modo gradual e progressivo a partir de dentro.

Mesmo que a partir do contexto possam surgir contrariedades, obstáculos e oposições, como Jesus sublinhou nas bem-aventuranças (Mt 5, 1-12).

A felicidade acontece sobretudo às pessoas que se esforçam por edificá-la no seu íntimo com a ajuda do Espírito Santo.

São Paulo entendeu muito bem o papel central do Espírito Santo no nosso coração, fonte de alegria e felicidade.

Foi por esta razão que disse que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5,5).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: