sábado, 11 de abril de 2009

CRISTO SALVA-NOS PELO ESPÍRITO SANTO-V

V-ESPÍRITO SANTO E COMUNHÃO COM DEUS

A Carta aos Romanos diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Quando dizemos que o Espírito Santo é um dom de Deus queremos dizer que não actua em nós em nome próprio, mas como membro da comunhão divina.

Quando dizemos que é o dom de Cristo ressuscitado queremos dizer que, com a sua ressurreição, Jesus nos dá acesso a uma interacção especial com o Espírito Santo.

As imagens bíblicas para falar desta interacção acentuam de modo especial a fecundidade da acção do Espírito Santo em nós:

É um vento que circula e nos impele (Jo 3, 8). Conduz as pessoas para a comunhão e a fraternidade (Act 2, 2).

É um manancial de Água viva a jorrar Vida Eterna no nosso íntimo (Jo 7, 37-39; 4, 14). É o Espírito da verdade que está nos discípulos de Jesus.

O mundo não o conhece nem o pode receber, pois os critérios do mundo são opostos aos do Espírito Santo (Jo 14, 17).

Ele é o grande enviado do pai em nome do Filho, o qual nos ensina a verdade e torna explícito para nós o que Jesus ensinou (Jo 14, 26).

É o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm5, 5). É a semente da vida divina implantada no nosso íntimo (1 Jo 3, 9).

Ninguém é capaz de reconhecer a verdade de Cristo ressuscitado a não ser pelo Espírito Santo (1 Cor 12, 3).

As pessoas que se deixam conduzir pelo Espírito Santo são filhos e herdeiros de Deus Pai e irmãos e co-herdeiros com Cristo (Rm 8, 14-17).

É o sangue de Cristo a circular em nós (Jo 6, 63). É a ternura maternal de Deus que nos conduz para a comunhão com o Pai, o Filho e os outros seres humanos que são nossos irmãos em Deus.

Quando nos dispomos a orar no Espírito Santo, ele ora por nós e em nós, tornando a nossa oração um diálogo familiar e íntimo com Deus (Rm 8, 26-27).

É pelo Espírito Santo que o Pai e o Filho se nos comunicam e nos acolhem como membros da Família divina (Gal 4, 4-7).

Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: