quarta-feira, 1 de abril de 2009

PARTICIPAR NA RESSURREIÇÃO DE CRISTO-II


II-O ESPÍRITO SANTO COMO FORÇA RESSUSCITADORA

A força ressuscitadora de Jesus Cristo, isto é, o Espírito Santo, foi-nos comunicada pelo próprio Jesus no momento de ressuscitar.

Jesus prometeu-nos a Água Viva, isto é, o Espírito Santo que nos ressuscita e nos dá a Vida Eterna:

“No dia mais solene da Festa, Jesus disse em voz alta: “Se alguém tem sede venha a mim e beba. Eu tenho uma Água Viva para dar, a qual fará brotar uma nascente de Vida Eterna no coração daqueles que a beberem”.

Jesus referia-se ao Espírito Santo, pois o Espírito ainda não viera por Jesus não ter ressuscitado” (Jo 7, 37-39).

São Paulo diz que nós formamos um corpo do qual Cristo é a cabeça. Graças ao Espírito Santo que anima a nossa união a Cristo, todos nós participamos da sua ressurreição:

“Assim como o corpo é um, apesar de ter muitos membros, assim também Jesus Cristo. De facto, nós fomos baptizados num só Espírito, a fim de formarmos um só corpo, tanto os judeus como os gregos, os escravos ou homens livres.

Todos nós bebemos de um só Espírito (1 Cor 12, 12-13). O evangelho de São João diz que vivemos de Cristo, por estarmos unidos a ele, tal como ele vive do Pai, por estar unido a ele:

“Assim como o Pai que me enviou vive e eu vivo pelo Pai, assim aquele que me come viverá por mim” (Jo 6, 57).

O evangelho de São João faz uma comparação de Jesus com a Árvore da Vida, a qual tinha um fruto capaz de dar ávida eterna aos que o comem.

Ao sugerir que Jesus é a Árvore da Vida, São João diz que o fruto desta Árvore é o Espírito Santo, a Água que brota do seu coração e nos dá a Vida Eterna:

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu hei-de ressuscitá-lo no último dia (…).

Com efeito, quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e eu nele” (Jo 6, 54-56).

Com este texto magnífico, São João está a dizer que a nossa ressurreição está garantida graças à ressurreição de Jesus Cristo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: