quinta-feira, 23 de abril de 2009

ALEGORIA SOBRE O PECADO DE ADÃO-III

III-AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE ADÃO

Depois de pecar, Adão descobriu as consequências trágicas do seu pecado. Ao descobrir que estava nu, isto é, incapaz de se humanizar deu-se conta que, afinal, não podia ser Deus por si mesmo.

É verdade que Deus tinha sonhado um plano de divinização para o Homem, mas isso é um dom de Deus e não uma conquista do Homem:

“Todos os que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de servidão, mas sim um Espírito de filiação que faz de vós filhos, o qual, no vosso íntimo clama: “Abba” ó Pai” (Rm 8, 14-15).

Ao aperceber-se de que estava nu, Adão sentiu-se numa situação de total malogro e fracasso sem possibilidades de se realizar e ser feliz.

Mas Deus mostrou o seu amor total a Adão e Eva, chamando-os e iniciando com eles uma nova relação de amizade.

Adão conhecia o plano de Deus para ele e, portanto, sabia o que era o melhor para ele. Mas em vez de dar ouvidos a Deus, Adão deu ouvidos à tentação, acabando por entrar no caminho do malogro e do fracasso.

Como era a cabeça da Humanidade, Adão conduziu-a para o fracasso. Mas Deus planeia logo a tarefa da restauração, prometendo a Eva o Messias libertador (Gn 3, 15).

O descendente de Eva que vencerá a serpente, ajudando a Humanidade a caminhar de acordo com a vontade de Deus.

O descendente prometido a Eva é Cristo, o qual, ao ressuscitar, nos põe em comunhão íntima com o Espírito Santo que, no nosso coração, nos fortalece e torna capazes de vencermos a tentação.

Por isso agora, como diz São Paulo, se nos deixarmos conduzir pelo Espírito de Deus somos incorporados na família de Deus (Rm 8, 14-17).

Adão e Eva compreenderam que a infidelidade à vontade de Deus deixa a pessoa incapaz de atingir a sua plena realização.

Esta experiência interpela os seres humanos a abrir o coração e a mente ao plano de Deus que, por ser infinitamente sábio, sabe o que é melhor para nós.

Ao mesmo tempo, como Deus é infinitamente bom, quer sempre o que é melhor para nós.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: