sábado, 4 de abril de 2009

RITO BAPTISMAL E BAPTISMO NO ESPÍRITO-V

V-BAPTISMO NO ESPÍRITO E RITO BAPTISMAL

A dinâmica do baptismo no Espírito tem início no momento em que o Espírito Santo encontra condições para explicitar a Palavra de Deus no coração de uma pessoa.

Isto pode acontecer ainda antes de a pessoa ter recebido o rito baptismal. Foi isto que aconteceu na casa de Cornélio, o pagão ao qual Pedro foi anunciar a Palavra de Deus.

Eis as palavras do Livro dos Actos dos Apóstolos: “Ainda Pedro estava a falar, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a Palavra.

Os fiéis circuncisos que tinham vindo com Pedro ficaram estupefactos, ao verem que o dom do Espírito Santo fora derramado também sobre os pagãos, pois ouviam-nos falar línguas e glorificar a Deus.

Pedro, então, declarou: “poderá alguém recusar a água do baptismo aos que receberam o Espírito Santo como nós?”.

Pedro, então, ordenou que fossem baptizados em nome do Senhor Jesus Cristo” (Act 10, 44-48).
Também em Paulo o baptismo no Espírito teve início antes da celebração litúrgica do baptismo (Act 9, 18).

Podemos dizer que o baptismo no Espírito começa a partir do momento em que o Espírito Santo explicita a Palavra de Deus no coração dos crentes fazendo germinar a fé, a esperança e a caridade.

A salvação também é para os não cristãos, mas estes não vivem o baptismo no Espírito, pois não conhecem a Palavra de Deus.

“O Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, pois não o vê nem o conhece.
Mas vós conhecei-lo porque Ele está convosco e em vós” (Jo 14, 17).

Pelo baptismo no Espírito, os crentes têm um guia e um mestre que os conduz para a Verdade plena:

“Fui-vos revelando estas coisas enquanto permaneci convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e recordar-vos-á tudo o que eu vos disse” (Jo 14, 25-26).

São Paulo, apesar de teólogo judeu, viveu também a experiência do baptismo no Espírito.
O Espírito Santo fez que lhe caíssem dos olhos uma espécie de escamas que o impediam de compreender e aceitar o mistério de Cristo:

“Então Ananias partiu, entrou na casa indicada, impôs as mãos sobre Saulo e disse: “Saulo, meu irmão, foi o senhor que me enviou, esse Jesus que te apareceu no caminho, a fim de recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo”.

Nesse mesmo instante caíram-lhe dos olhos uma espécie de escamas e recobrou a vista. Depois, levantou-se e recebeu o baptismo” (Act 9, 17-18).

Tal como aconteceu com Cornélio (Act 10, 48), também São Paulo começou a viver da dinâmica do baptismo no Espírito ainda antes do rito baptismal.

Como vemos, a vivência do baptismo no Espírito é a dinâmica pentecostal da vida cristã.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: