terça-feira, 14 de abril de 2009

A SALVAÇÃO COMO OPTIMIZAÇÃO DA PESSOA-I

I-O DINAMISMO DA VIDA ETERNA

O princípio dinâmico que faz emergir ávida Eterna em nós é o Amor. Isto quer dizer que Deus é a fonte e a plenitude da Vida Eterna, pois Deus é amor (1 Jo 4, 7-8).

A Divindade não é uma realidade histórica, mas faz história com o Homem. Na sua ternura infinita e difusiva, Deus quis que o Homem tivesse parte na comunhão da Santíssima Trindade que é o coração da Vida Eterna.

O Novo Testamento usa expressões muito sugestivas para falar da dádiva gratuita da vida Eterna:

“Pai, chegou a hora! Manifesta a glória do teu Filho, de modo que o Filho manifeste a tua glória, segundo o poder que lhe deste sobre toda a Humanidade, a fim de ele dar a vida eterna a todos os que lhe entregaste.

Esta é a vida eterna: Que te conheçam, Pai Santo, como único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste” (Jo 17 1-3).

A vida eterna é o grande dom dos últimos tempos que Deus oferece gratuitamente em Cristo.
Eis as palavras de São Paulo:

“O salário do pecado é a morte, mas a vida eterna é o dom gratuito que vem de Deus por Cristo, Senhor nosso” (Rm 6, 23).

Na Carta a Tito São Paulo diz que Deus o chamou a ser apóstolo para ajudar a fé dos eleitos de Deus, a fim de conhecerem o dom da vida eterna:

“Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, em ordem à fé dos eleitos de Deus e ao conhecimento da verdade.

Assim fica fortalecida a esperança na vida eterna, prometida desde os tempos antigos pelo Deus que não mente.

Este mistério tem sido manifestado pela pregação da qual fui incumbido por mandato de Deus, nosso Salvador” (Tt 1, 1-3).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: